A disputa entre TikTok e Instagram Reels: quem vence essa batalha?
A popularidade do aplicativo TikTok tem incomodado os gigantes das redes sociais, incluindo o Instagram. Para manter seus usuários engajados, o Instagram lançou a ferramenta Reels, que agrega recursos de edição populares no TikTok. No entanto, a primeira impressão é que o Instagram ainda tem muito a aprimorar para alcançar seu objetivo.
Reels é a tentativa do Instagram para bater de frente com TikTok
Com mais de 2 bilhões de downloads, o TikTok é um sucesso mundial que movimentou o cenário das redes sociais nos últimos meses. Para recuperar acessos perdidos em razão dessa novidade, foi lançado o Instagram Reels. Não é a primeira vez que a plataforma de Mark Zuckerberg incorpora recursos lançados por outras redes que representem uma ameaça à sua hegemonia global. Agora, a disputa envolve o queridinho do momento.
Reels x TikTok: diferenças e semelhanças
Embora à primeira vista o Reels pareça extremamente semelhante ao TikTok, ele tem algumas limitações. Enquanto no TikTok é possível criar vídeos de até um minuto, no Reels a limitação é de apenas 15 segundos. Além disso, o TikTok permite a criação de respostas audiovisuais lado a lado, algo que o Reels ainda não suporta. Os conteúdos do TikTok têm projeção para um maior número de pessoas e propostas bastante criativas, sem deixar de mencionar a possibilidade de remuneração.
A resposta dos usuários
Os usuários têm uma visão geral de que o Reels é um recurso confuso, de difícil navegação e que gera visibilidade bem menor do que seu concorrente. Isso se deve em parte ao fato de que o Reels está completamente escondido em uma guia separada e mais difícil de encontrar, enquanto o TikTok está disponível no feed principal do aplicativo. Outra questão significativa é em relação ao alcance dos vídeos publicados nos Reels, que não são tão notáveis para os seguidores quanto no TikTok.
A jogada estratégica do TikTok
A empresa já criou ações com influenciadores de renome e grandes organizações, além de ter criado um espaço exclusivo para anunciantes e marcas divulgarem suas ações e produtos, o TikTok for Business. Um pacote de U$ 200 milhões para remuneração de usuários também foi anunciado. Com a pressão do presidente Donald Trump para banir o TikTok nos Estados Unidos, há uma forte expectativa de que os usuários americanos acabem migrando para o Reels.
Conclusão
Embora a ferramenta Reels do Instagram ainda precise de algumas melhorias para alcançar seu objetivo, ela é um bom palco voltado à comunicação, e quem tiver habilidade para trabalhar com esse recurso vai atrair mais holofotes à sua atuação. As redes sociais tornaram-se uma estratégia indispensável para manter a competitividade de um empreendimento no mercado, e conhecer as formas de venda pelo Instagram é uma peça-chave na otimização de resultados. A disputa entre TikTok e Reels promete ser acirrada, mas o grande beneficiário é o consumidor.
Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário