Como as empresas brasileiras podem alcançar sucesso no marketing digital?

Por que as empresas brasileiras ainda têm muito a explorar no marketing digital?

Apesar de 73% das empresas brasileiras já adotarem estratégias de marketing de conteúdo e 61,8% se considerarem moderadamente ou muito bem-sucedidas nessas ações, ainda há um longo mercado a ser explorado quando o assunto é marketing digital.

Maturidade digital baixa

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, as empresas brasileiras ainda têm um grau de maturidade muito baixo em relação a ferramentas digitais. Somente duas a cada 10 companhias usam apropriadamente as ferramentas disponíveis e medem resultados, enquanto as outras oito empresas têm desempenho mediano ou abaixo da média.

A imaturidade das empresas no meio digital é refletida em perda de vendas. Em 2017, 46% dos brasileiros conectados realizavam compras online, 55% pesquisavam online antes de efetuarem uma compra e 70% realizavam transações bancárias por meio de canais digitais.

Perda de oportunidades de vendas

As empresas brasileiras não têm sido eficientes em acompanhar a nova forma de consumo de informação da população. Ainda que o tempo médio de acesso diário à internet no país chegue a 9 horas, 80% das empresas pesquisadas estão em estágios iniciais de maturidade de marketing digital.

Apenas 1% das empresas são consideradas líderes digitais. A cultura organizacional e a transformação digital dentro das próprias companhias são alguns dos fatores que impedem essas empresas de se reconhecerem como líderes digitais e realmente usufruírem dos benefícios de estratégias de marketing bem estruturadas.

Poucos avanços em coleta de dados para processos de decisão

As empresas brasileiras apresentam movimentos tímidos em relação à coleta de dados próprios e de terceiros para alimentar processos de decisão no uso de ferramentas de marketing digital. De acordo com a McKinsey, somente 3% das empresas já utilizam estrategicamente dados e tecnologia no Brasil.

Além disso, os avanços em automatização de processos ainda são lentos. Apenas uma em cada 20 empresas automatiza suas ações de marketing totalmente.

Incapacidade de avaliação de investimentos

Ainda que façam investimentos em marketing digital, as empresas brasileiras falham na análise de qual o efetivo resultado de suas estratégias. Somente 1% das empresas participantes da pesquisa conduzida pela McKinsey adotam as melhores práticas globais.

A análise da McKinsey indica ainda que as falhas em avaliação de investimentos estão relacionadas “à crença de que o marketing digital somente é eficaz nas etapas finais do funil, isto é, aquelas diretamente ligadas à conversão de vendas”.

Investimentos mal direcionados

Para aprimorar a tomada de decisões baseada em dados e com foco no cliente, as empresas do mercado brasileiro devem envolver pessoas, processos e cultura em uma verdadeira mudança de mentalidade. Assim, as organizações serão capazes de aprimorar investimentos e a mensuração do impacto dos valores direcionados para estratégias de marketing digital, com campanhas em todos os estágios do funil de conversão.

Os resultados positivos de estratégias de marketing digital não estão necessariamente relacionados a aumentar os investimentos, mas sim à forma como esse dinheiro será gasto. A eficiência de estratégias de marketing digital abrange todo o funil, com foco em comportamento de consumidores específicos, o que permite uma análise precisa sobre o retorno de investimento.

Conclusão

As empresas brasileiras têm muito a explorar no marketing digital. É necessário investir em maturidade digital, coleta de dados, avaliação de investimentos e direcionamento de investimentos. A transformação digital é essencial para que as empresas se tornem líderes digitais e aproveitem todo o potencial do marketing digital.

Por isso, é importante contar com profissionais capacitados e estratégias de marketing de conteúdo bem estruturadas e robustas. Assim, as empresas poderão alcançar resultados significativos e se destacar no mercado digital.

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