O Boticário cria fragrâncias com Inteligência Artificial em parceria com a IBM Research

O Boticário cria perfume com ajuda de Inteligência Artificial

Criar um perfume é um processo demorado que envolve centenas de ingredientes para se chegar a uma fórmula que agrade o olfato do perfumista e do consumidor. Mas a maior varejista de cosméticos do país, O Boticário, em parceria com a alemã Symrise e a IBM Research, desenvolveu as suas primeiras fragrâncias do mundo com Inteligência Artificial.

Inovação nos ingredientes

A Phylira, Inteligência Artificial da IBM Research, foi a responsável pela magia do negócio. Usando algoritmos avançados de machine learning, a IA examinou uma enorme quantidade de ingredientes para identificar padrões de combinação.

Antes de começar todo o processo, a Inteligência foi alimentada com vários dados de fórmulas, ingredientes, histórias da perfumaria e informações sobre o consumidor. Dessa forma, foi possível fazer um cruzamento de dados e entregar o melhor resultado: duas combinações de fragâncias de frutas, flores, doces, especiarias e ingredientes inusitados como pepino e leite condensado. Como a IA não tem limite de combinações, ela usa ingredientes que são incomuns na visão de um perfumista.

Automatizando processos

Com a utilização do machine learning, O Boticário conseguiu diminuir o tempo de criação de uma nova fragrância, fazendo com que o processo que durava 3 anos passasse a ser concluído em 6 meses. Dessa forma, a máquina cuida de todo o processo de análise e teste das combinações dos ingredientes, enquanto os profissionais da perfumaria conseguem ter mais tempo para se dedicarem a questões que necessitam de habilidades e sensibilidade humana.

“Essa economia de tempo permite que os perfumistas, o time de marketing e de pesquisa e desenvolvimento se dediquem muito mais às combinações finais, concluindo a fragrância que chegará para o consumidor. Ao otimizarmos o processo, teremos profissionais mais disponíveis para fazer o que máquina não faz, que é a lapidação do produto final, que demanda sentimento e emoção”, afirma o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, Tiago Martinello para a revista Exame.

A tecnologia com o toque humano

A tecnologia ajuda a trazer a melhor entrega para os consumidores e essa novidade irá agradar até mesmo os mais ávidos por inovação. Afinal, essa é a combinação perfeita entre algoritmos e sensorialidade.

Conclusão

A utilização da Inteligência Artificial foi uma jogada de mestre do Grupo Boticário. Com ela, a empresa conseguiu otimizar o tempo de produção e criar fragrâncias que surpreendem e encantam o público-alvo. A tecnologia é uma grande aliada do mercado de cosméticos e promete trazer ainda mais inovações para esse segmento.

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