Como a Inteligência Artificial está revolucionando as grandes empresas e como superar os desafios para sua implementação.

A revolução da Inteligência Artificial nas empresas

O mundo vive um cenário de crescimento exponencial impulsionado pelas tecnologias, que estão levando as empresas e os mercados a avançarem em um ritmo jamais visto na história da humanidade. Entre tantas possibilidades e oportunidades, a Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações em empresas e mercados ganham destaque.

A IA é um conjunto de tecnologias que possibilitam que as máquinas reproduzam alguns tipos de recursos humanos, como a capacidade de ouvir, ver, falar, mover, raciocinar, agir e prever e, principalmente, aprender com a experiência passada. Hoje em dia, a IA é utilizada em diversas áreas, como mensagens de textos, pesquisas, e-commerce, redes sociais, indústrias, saúde, área financeira e em vários outros segmentos.

Dados apontam que a indústria da IA valerá US$ 1,2 trilhão neste ano – um aumento de 70% em relação a 2017. O foco está voltado para as soluções que privilegiam a experiência do usuário. De acordo com John-David Lovelock, executivo da Gartner, a IA promete ser a tecnologia mais disruptiva no decorrer dos próximos 10 anos.

Aplicações da Inteligência Artificial nas grandes empresas

Embora a IA permita que as máquinas reproduzam comportamentos das pessoas, é essencial lembrar a forma como elas se diferenciam dos humanos. De um lado, evidenciam questões como a computação e a correspondência de padrões, mas faltam os atributos essencialmente humanos, como sentimento, valores e contextos. Para aproximá-las, é preciso treiná-las, de forma que possam reconhecer objetivos, idiomas e sentimentos, além de compreenderem algumas das particularidades humanas.

Os investimentos em Inteligência Artificial continuam a aumentar de maneira substancial, combinando inovação, experiência e investimentos, o que quer dizer que a IA está pronta para ganhar fortes impulsos dentro das empresas.

Um estudo de caso extraído da pesquisa AI in the Enterprise: Real Strategies for Artificial Intelligence, de junho de 2018, mostra que a IA será cada vez mais aplicada além de um grupo restrito de acadêmicos e empresas de tecnologia como Facebook e Google. A Stripe, uma plataforma de pagamento on-line, tem como missão evitar fraudes e a melhorar a experiência dos clientes. Para tanto, o algoritmo da Stripe considera metadados sobre a empresa e suas transações.

Recomendações específicas para empresas que desejam adotar a IA

Existem diversos desafios para a aplicação da Inteligência Artificial nas organizações. A lacuna dos talentos em IA é um dos primeiros desafios, pois é preciso contar com uma equipe com as habilidades técnicas necessárias para treinar sistemas de IA. Além disso, trazer a IA para dentro da empresa pode ser mais fácil, mas a organização pode esbarrar nas questões estruturais, como na pesquisa e no desenvolvimento a favor de adotar a IA em um ambiente corporativo real.

Para adotar a IA nas empresas, é preciso:

1. Usar dados de alta qualidade;
2. Escolher casos de alto impacto;
3. Encontrar os talentos e as ferramentas certas;
4. Pensar em IA para aumentar e não substituir funcionários;
5. Entender as experiências dos clientes e as implicações éticas da IA.

Conclusão

Apesar de a Inteligência Artificial apresentar enormes mudanças na tecnologia, é preciso começar de forma modesta e aplicá-la para os problemas certos. A adoção da IA em sua organização requer conjuntos específicos de recursos e habilidades, mas é uma realidade que está cada vez mais próxima. Vale a pena investir em IA para aumentar a eficiência das empresas e melhorar a experiência dos clientes.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter