A nova era do marketing de conteúdo: estratégias para o sucesso omnichannel.

Marketing de conteúdo: muito além das definições tradicionais

O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem se tornado cada vez mais popular entre os profissionais de marketing. No entanto, sua definição tradicional é muito limitada e muitas vezes vista como um eufemismo para outras táticas de marketing já existentes, como publicações personalizadas, publicidade e mídia própria. Mas o marketing de conteúdo vai muito além disso e pode afetar positivamente todos os departamentos de uma empresa, desde vendas e marketing até RH e investidores.

O novo marketing de conteúdo: uma abordagem mais abrangente

Após quase uma década de distorção de definição, os profissionais de marketing precisam começar a falar sobre marketing de conteúdo de uma forma mais abrangente. As marcas agora estão usando o conteúdo em todo o funil de marketing, não apenas para aumentar o reconhecimento da marca. Os fundamentos da narrativa ainda são importantes para criar geração de demanda, ativação de vendas e retenção, mas a estratégia está se transformando para educar o mercado, criar afeto e ganhar confiança das pessoas.

Novas tecnologias e o papel do conteúdo

Com a mudança do papel do conteúdo, combinar as novas tecnologias com essa estratégia nunca foi tão importante. Os assistentes de voz, por exemplo, são um novo canal de oportunidade de venda. Com a busca inteligente, os mecanismos de busca procuram entender a intenção da pesquisa e oferecem apenas um resultado para a pergunta do usuário. Os Features Snippets, ou caixas de respostas, são respostas diretas e sucintas para uma pesquisa de palavra-chave. Eles visam responder diretamente a intenção da busca do leitor sem que ele visite alguma página. Por isso, o conteúdo dele é a resposta para perguntas feitas no Google Assistente. Isso é incrível, já que são as próximas tecnologias emergentes na sociedade.

Um conteúdo mais bem distribuído

O marketing de conteúdo é uma das formas de marketing mais evolutivas e precisa estar atualizado com as tendências, estratégias e melhores práticas dessa técnica. Os chatbots são uma grande oportunidade de distribuição de conteúdo. Eles vão atrair, engajar e converter. Passando pelo que cada plataforma tem para oferecer em termos de escopo de marketing, os bots são uma possibilidade de engajamento e conversão como nenhuma outra.

Conteúdo em todos os canais

Com o conteúdo, as marcas já estão conseguindo criar um engajamento vindo do público-alvo. Dessa forma, as empresas terão seu público entrando em contato com as informações que você gera em todas as suas táticas de marketing, vindas de uma unidade de campanha bem sustentada. Estruturas organizacionais vão mudar, pois o seu cliente já mudou. E a tecnologia que as organizações usam precisa mudar com elas. É por isso que as empresas precisam criar uma unificação entre sua estrutura omnichannel.

Conclusão

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing mais importantes e evolutivas da atualidade. Ele pode afetar positivamente todos os departamentos de uma empresa e é fundamental para educar o mercado, criar afeto e ganhar confiança das pessoas. Com a mudança do papel do conteúdo, as novas tecnologias e a necessidade de uma distribuição mais eficiente, é importante que os profissionais de marketing mantenham-se atualizados e criem uma unificação entre sua estrutura omnichannel. O conteúdo é a bateria que sobrecarrega tudo o que eles fazem e é uma fonte de oportunidades para as marcas. Se você deseja saber mais sobre marketing de conteúdo, visite o site do Mercado Binário.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter