Walmart investe em mercado digital na Índia e no Brasil
A Índia é o segundo país mais populoso e conectado do mundo, perdendo apenas para a China. Apesar disso, sua tecnologia cresce rapidamente, sendo um dos países com mais startups e inovações. Nesse contexto, muitas empresas estão de olho no que a Índia tem a oferecer, como a Amazon, que expande cada vez mais seus investimentos em novos mercados e tecnologias.
Walmart adquire e-commerce indiano
Porém, a gigante Amazon encontrou um grande concorrente na compra do e-commerce indiano Flipkart: o Walmart. A empresa americana adquiriu 77% da Flipkart por US$ 16 bilhões, ocupando assim o mercado de compras digitais da Índia. Agora, o Walmart volta seus olhares para o Brasil e investe em marketplaces.
Cresce o número de consumidores digitais
De acordo com o eMarketer, em 2018 o número de consumidores digitais no mundo é de 220 milhões, com previsão de aumento para 330 milhões em 2020 e 400 milhões em 2022. Com isso, muitas empresas estão correndo contra o tempo para se destacarem em uma nova perspectiva digital, como o mercado e-commerce.
Integração entre canais
O mercado e-commerce é a prova viva disso. Apesar de muitas empresas investirem em lojas físicas, é essencial trabalhar com conceitos omnichannel, em que não existe uma divisão entre o online e offline para o consumidor. Segundo o Think With Google, 96% dos clientes pesquisam online antes de decidir em que loja física vão comprar, e 72% já compraram online de uma loja que nunca foram pessoalmente. É essencial garantir uma experiência incrível para sua persona e trabalhar um conceito de campanha integrado em ambos os canais.
Walmart investe no mercado brasileiro
O Brasil também está no foco dos executivos do Walmart. A empresa vai investir R$ 1,5 bilhão até 2020 para reinventar lojas no país. A ideia é melhorar a experiência do consumidor brasileiro, reduzindo o tempo nos caixas ao instalar um esquema de autoatendimento que pode ser acessado em 3 idiomas: português, espanhol e inglês. O investimento do Walmart é uma novidade para o mercado varejista brasileiro.
Empresas devem andar junto com a tecnologia
Procurar se inovar digitalmente é muito importante para continuar relevante no mercado. Por isso é essencial que as empresas andem junto com a tecnologia. A mudança no modelo empresarial e o estímulo ao pensamento que se diverge das aplicações tradicionais é essencial para acompanhar a emergência das novidades e a velocidade com que elas evoluem atualmente. A atitude tem que vir dos líderes, para definir por onde começar e todo o caminho a seguir.
Conclusão
O investimento do Walmart no mercado digital indiano e brasileiro mostra como as empresas estão cada vez mais atentas ao potencial dos mercados digitais. A integração entre canais e a preocupação em oferecer uma experiência incrível para o consumidor são essenciais para se destacar nesse mercado. A busca pela inovação digital é essencial para continuar relevante no mercado, e a atitude dos líderes empresariais é o que vai definir o sucesso nessa empreitada.
Quer saber mais sobre o mercado digital? Acesse o Mercado Binário e fique por dentro das novidades!
Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário