Como o Machine Learning está transformando o futuro do marketing: aplicações e tecnologias emergentes.

O poder do Machine Learning no mundo do marketing

As mudanças no mundo do marketing são constantes e atualmente, o Machine Learning se tornou uma tecnologia que impulsiona essas mudanças. De acordo com um estudo recente, 97% dos líderes acreditam que o futuro do marketing envolverá profissionais experientes trabalhando em colaboração com entidades de automação baseadas em aprendizagem de máquinas. As técnicas de Machine Learning são utilizadas para resolver diversos problemas e as empresas podem se beneficiar dessas tecnologias à medida que avançamos para um mundo de dados, canais, conteúdo e contextos de convergências extremas.

Encontrando peças de conhecimento preditivo nos dados estruturados e não estruturados, a equipe de marketing moderna pode usar o Machine Learning ao seu favor para responder de forma rápida e precisa às mudanças no comportamento do cliente. Neste artigo, exploramos as tecnologias de Machine Learning que estão sendo usadas efetivamente e suas possíveis aplicações em vários segmentos das empresas.

Machine Learning não é somente para empresas digital-first

Embora o chatbot seja uma tecnologia em alta que alimentará 85% das interações de serviço ao cliente até 2020, segundo a Gartner, empresas como a Netflix estão investindo pesadamente em tecnologias de Machine Learning para aumentar o envolvimento do cliente. A tecnologia de ponta, que antes era exclusiva para pesquisadores de Inteligência Artificial e empresas digitais como a Amazon e o Google, agora pode ser utilizada por empresas de diversos segmentos. Os chatbots automatizam as interações e serviços ao cliente de forma inteligente e humana, o que aumenta a produtividade de uma maneira incrível. De fato, 44% dos consumidores nos EUA já preferem chatbots a humanos para se relacionar como cliente.

Ao democratizar o uso de dados e envolver funcionários em papéis técnicos e de marketing com as habilidades necessárias, as empresas não só obterão o máximo da tecnologia de Machine Learning, mas gerarão a adoção em todo o negócio. De acordo com a McKinsey & Co, 20% dos executivos C-level estão usando o Machine Learning como parte fundamental de sua estratégia de negócios.

Visualização automatizada de dados

Com 90% dos dados mundiais gerados nos últimos dois anos, a visualização automatizada de dados é uma ferramenta poderosa que ajuda as empresas a tomarem melhores decisões e a criar a confiança necessária para tomá-las. Existem várias ferramentas que oferecem dados valiosos e instantâneos que podem ser aplicados tanto a dados estruturados quanto não estruturados. No entanto, as ferramentas de visualização só são poderosas se você puder interpretar os dados subjacentes. À medida que o Machine Learning se desenvolve, esperamos ver plataformas e widgets de visualização automatizada de dados de maneira mais fácil de usar. Essas ferramentas serão organizadas e interpretadas por meio do Machine Learning, fornecendo uma riqueza de novos conhecimentos e aumentando a produtividade no processo.

Gerenciamento e análise de conteúdo

O Machine Learning será crítico na análise de palavras, frases, idiomas, orações e formatos de conteúdo específicos que se relacionam com cada audiência. O Pinterest é uma marca de sucesso que está usando essa estratégia para personalizar sugestões aos usuários. Ao processar 150 milhões de buscas de imagens a cada mês, o Pinterest usa Machine Learning para identificar o conteúdo que os usuários ficarão interessados ​​com base em objetos que eles já demonstraram interesse. Ele também analisa as legendas de conteúdo fixo e quais itens são contidos na imagem, a fim de vincular um determinado par de calças jeans a uma camisa, apesar de não terem nada de parecido em seu formato. Esse ano, o aprendizado automático da máquina irá estimular uma progressão na análise léxica, permitindo que os comerciantes personalizem seus conteúdos em uma campanha, com o objetivo de melhorar o engajamento.

Incremental learning

Ao usar conjuntos de dados grandes e complexos, as ferramentas de Machine Learning podem desenvolver sua base de conhecimento e habilidades de forma contínua, ajudando uma empresa a se tornar mais inteligente, mais esclarecida e mais informada por meio da automação. À medida que o Machine Learning se desenvolve, soluções que permitem a implantação de novos desenvolvimentos e camadas de dados em tempo real serão criadas, melhorando as capacidades preditivas e a execução de marketing como resultado. A precisão aprimorada sem qualquer quebra dos dados significa melhores resultados e o incremental learning desempenhará um papel fundamental nisso.

Tecnologias emergentes de Machine Learning

O Machine Learning já se fez presente em diversos segmentos, como o de saúde, bem como a detecção de fraude com o PayPal. Agora, essas tecnologias novas e emergentes de Machine Learning estão definidas para transformar os domínios do marketing. Essas inovações atuais incluem o IBM Watson, um supercomputador que combina AI com software analítico superior, o Spark, uma plataforma que pode recomendar os melhores candidatos para vagas usando um algoritmo sofisticado, e o Kafka Apache, uma solução de Machine Learning que permite que marcas e empresas criem aplicativos de transmissão de dados em tempo real ou pipelines para desempenhar funções críticas e interpretar informações de várias fontes.

Machine Learning e liderança

Com o Machine Learning sofrendo um grande impulso, é responsabilidade dos grandes executivos conduzirem a empresa na direção certa, garantindo que cada equipe entenda como o Machine Learning irá expandir e melhorar seus papéis. Essa nova tecnologia ajudará as empresas a se tornarem mais produtivas, preditivas, eficientes e inteligentes. Para implementar com sucesso o Machine Learning no local de trabalho, os líderes digitais devem considerar três estágios críticos:

1. Coleta de dados em bancos de dados para analisar os insights passados ​​e reunir objetivos e requisitos
2. Seleção da tecnologia de Machine Learning adequada para o problema a ser resolvido
3. Implementação da tecnologia de Machine Learning para executar as ações necessárias

Conclusão

O Machine Learning é uma tecnologia poderosa que pode ajudar as empresas a se tornarem mais eficientes e produtivas. Com a democratização do uso de dados e a adoção de funcionários em papéis técnicos e de marketing, as empresas podem maximizar o potencial dessa tecnologia. À medida que o Machine Learning se desenvolve, esperamos ver mais plataformas e widgets de visualização automatizada de dados e soluções de incremental learning que aprimoram a precisão e a execução de marketing. Com a implementação adequada, o Machine Learning pode ser uma ferramenta valiosa para as empresas alcançarem sucesso no mundo do marketing.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter