Líderes da Transformação Digital: Conheça empresas que inovaram e alcançaram sucesso

A Transformação Digital e suas líderes

A Transformação Digital não aconteceu da noite para o dia. Ela foi resultado do trabalho árduo e da dedicação de muitas pessoas que se dedicaram a descobrir novidades em tecnologia. Algumas dessas pessoas construíram impérios, liderando o mercado digital e transformando seus negócios em ferramentas essenciais do nosso dia a dia.

Sorte não é a melhor palavra para definir o sucesso dessas empresas. Na verdade, elas escolheram inovar em vez de continuar fazendo negócios como a maioria. Por isso, se tornaram líderes da Transformação Digital e alcançaram resultados surpreendentes.

Além do Facebook, Netflix e Uber, que são notavelmente reconhecidos, você conhecerá agora outros nomes que também lideram a Transformação Digital, compreendendo como esses negócios utilizam os meios digitais para cumprirem sua missão e criarem uma relação diferenciada com o público.

Amazon: revolucionando o mercado editorial

A Amazon é a empresa de comércio eletrônico mais influente do mundo. Em 2013, a empresa ocupava cerca de 8,7 quilômetros quadrados de escritórios e centros de distribuição pelo mundo. Estima-se que os gastos de brasileiros na Amazon já ultrapassam R$1 bilhão.

A empresa iniciou a venda de livros digitais no Brasil depois de realizar uma pesquisa e constatar que havia poucas livrarias no país, além da concentração da maioria delas ser em capitais e ter preços elevados. A Amazon resolveu iniciar o mercado editorial digital em 2012, que passou a ter forte presença entre os brasileiros e um amplo apoio de editoras.

Seguindo essa lógica, a Amazon se transformou em um dos maiores negócios do mundo. Foi a internet que abriu os olhos de Jeff Bezos, fundador da Amazon, fazendo com que sua livraria digital tivesse preços muito abaixo das livrarias físicas, devido à ausência total de gastos com armazenamento e manutenção de espaços físicos.

Airbnb: de 3 colchões a líder da economia compartilhada

Os três amigos e estudantes de Design Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia tiveram a ideia de oferecer seus colchões e café da manhã em 2008 para arrecadar dinheiro para o aluguel do seu apartamento em São Francisco, Califórnia. O anúncio foi feito em um site, criado em apenas uma noite pelos três designers.

O que era apenas uma ideia se tornou um grande negócio, que já em 2012 incluía em sua plataforma cerca de 30 mil cidades em 192 países diferentes. Com 9 anos de existência, o Airbnb proporciona opções variadas de hospedagem, das tradicionais às mais exóticas, para não dizer inusitadas, como casas na árvore e iglus.

Conectando hóspedes e imóveis, mas oferecendo também outros tipos de serviço como vagas de garagem, barcos e aviões, o Airbnb se tornou a maior plataforma de economia compartilhada do mundo. Assim, a empresa se tornou uma das líderes da Transformação Digital e está no topo, ao lado de grandes nomes, da lista bilionária de negócios mais inovadores.

Under Armour: a maior marca fitness do mundo digital

A Under Armour investiu US$ 715 milhões em 2013, adquirindo algumas empresas de tecnologia ligadas a atividades físicas, como MapMyFitness, MyFitnesspal e o app Endomondo. A partir daí, seu banco de dados e expertise em aplicativos tinha dado os primeiros passos vitoriosos, que a guiaram para o Connected Fitness.

Nessa nova plataforma, era possível rastrear os caminhos percorridos, analisar os dados e compartilhá-los diretamente com os smartphones dos consumidores. Seu novo banco de dados possibilitou que a marca identificasse, imediatamente, padrões e tendências esportivas.

Isso permitiu que a marca se mobilizasse para criar estratégias de marketing e logística no país antes mesmo que a população se tocasse dessa nova tendência. Outro deles que chama atenção é a preocupação que a empresa tem com cada um de seus clientes individualmente.

A empresa conta com app, wearables (como pulseiras e até mesmo tênis) e fones conectados a um único sistema de geração de dados para o usuário. As vantagens da Transformação Digital

A Transformação Digital nos negócios permite que boas ideias se expandam com rapidez e pouco investimento inicial, transformando pequenos e médios negócios em verdadeiros conceitos, com grande adesão dos consumidores. Além do aspecto da otimização de recursos, bastante presente na história dos dois exemplos que trouxemos no conteúdo, os meios digitais mudam a relação de clientes e negócios, aproximando essas duas dimensões de forma que não exista mais uma barreira fixa que demande tanto esforço para que haja interação.

O mundo digital materializa a união perfeita entre as necessidades humanas e as soluções de empreendedores, pois fornece um resultado imediato do impacto que as ideias e serviços oferecidos têm para as pessoas. Assim, é possível assumir riscos sem ter grandes prejuízos e, muito mais do que isso, é possível até transformar aquilo que não deu certo num primeiro momento em algo relevante, pois a matéria que se trabalha é flexível e o feedback é imediato e real.

No meio digital, nada se perde, tudo se transforma para melhor.

Conclusão

A Transformação Digital é um caminho sem volta e as empresas que lideram essa transformação são exemplos de como a inovação pode levar aos resultados mais surpreendentes. A Amazon, o Airbnb e a Under Armour são exemplos de empresas que souberam aproveitar as oportunidades que a tecnologia oferece para se destacar no mercado.

O mundo digital oferece muitas vantagens para as empresas, como a otimização de recursos e a aproximação entre clientes e negócios. Além disso, permite que boas ideias sejam expandidas com rapidez e pouco investimento inicial.

A Transformação Digital já é uma realidade e as empresas que não se adaptarem correm o risco de ficar para trás. O mundo digital oferece grandes oportunidades para quem souber aproveitá-las.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter