85% dos vendedores que utilizam IA/automação concordam que ela torna seus esforços de prospecção mais eficazes. Como a prospecção é uma etapa extremamente crítica no processo de vendas, adotar a IA para ajudar em seus processos vale a pena considerar.
O uso da IA para prospecção de vendas e casos de uso específicos para a IA generativa.
IA para Prospecção de Vendas
Os vendedores que responderam à nossa recente pesquisa sobre IA disseram que usam IA/automação na prospecção para:
1. Pontuação de leads e qualificação de leads.
Qualificar seus leads é uma parte crítica da prospecção, pois você aprende o quão relevantes eles são para o que você oferece e exatamente o que dizer para comunicar como seu produto/serviço resolve seus problemas. 53% dos vendedores usam ferramentas de IA/automação que oferecem insights baseados em dados, o que inclui ferramentas de pontuação de leads. Eles também relatam que essas ferramentas são a segunda mais eficaz em ajudá-los a alcançar seus objetivos (tanto para vendedores B2B quanto B2C). O software de Pontuação de Leads Preditiva da HubSpot usa aprendizado de máquina para identificar os leads de maior qualidade em seu pipeline a partir de milhares de pontos de dados e seus critérios de pontuação personalizados.
2. Personalização de seus esforços de prospecção.
76% dos vendedores concordam que as ferramentas de IA/automação tornam seus esforços de prospecção mais personalizados. A personalização pode ser a diferença entre apresentar uma proposta de valor única e fazer com que o prospect se sinta como se estivesse recebendo um modelo pronto. Como os vendedores afirmam que vender oferecendo uma solução única é mais importante do que nunca, a personalização é o caminho a seguir. A IA ajuda você a priorizar a personalização analisando as informações disponíveis online sobre seus prospects e compilando-as para que você possa aprender com elas. Você terá uma visão completa deles e de seus negócios, ajudando-o a criar uma estratégia direcionada que atenda às suas necessidades. A personalização também ajuda a construir rapport, que é como os vendedores de sucesso estão superando as metas de vendas.
3. Escrita de conteúdo de prospecção.
A IA pode ajudá-lo a escrever mensagens personalizadas e convincentes para prospects. Depois de ter as informações de que precisa sobre eles, basta fornecer todas as informações necessárias à sua ferramenta preferida e pedir para ela escrever o conteúdo para você. 87% dos vendedores dizem que as ferramentas de IA generativa são eficazes para escrever conteúdo de vendas e mensagens de prospecção, e muitos usam essas ferramentas para tarefas como escrever e-mails e mensagens de mídia social. Por exemplo, o Assistente de Conteúdo pode ajudá-lo a escrever rapidamente e-mails para seus leads mais qualificados. Basta indicar o tipo de e-mail que você deseja, o que está vendendo, o que deseja comunicar e clicar em gerar.
Outras formas pelas quais os vendedores usam a IA generativa para prospecção incluem reutilizar conteúdo de vendas existente (os vendedores dizem que é mais útil para isso) e reescrever mensagens para se adequar a diferentes públicos.
Como usar a IA generativa para prospecção de vendas
A escrita de conteúdo de prospecção fica mais fácil com a IA generativa. Abaixo, vamos mostrar algumas maneiras de usar o ChatGPT para escrever mensagens de prospecção.
ChatGPT para escrever e-mails de prospecção
Seus e-mails para prospects devem ser úteis, claros, concisos e persuasivos, portanto, é importante criar o e-mail perfeito. Aqui está um prompt que compartilhei com o ChatGPT e o e-mail que ele escreveu para mim. Eu quero enviar um e-mail para um diretor de vendas para apresentar minha empresa, Field. A Field é especializada em ajudar as pessoas a acessarem seus dados de vendas em um único aplicativo para vendedores em movimento. Escreva um e-mail curto para um diretor de vendas de vendas porta a porta sobre como meu aplicativo facilita o acesso a dados de vendas importantes durante as operações de vendas externas. O e-mail ficou um pouco longo, então também pedi para ele ser encurtado.
Dica profissional: você também pode aproveitar a IA generativa para escrever segmentos específicos de seus e-mails, como tópicos persuasivos. Por exemplo, escreva [número] pontos persuasivos que posso incluir em um e-mail para incentivar os clientes a comprar meu produto que [como funciona].
ChatGPT para reutilizar conteúdo de prospecção
Como mencionado, os vendedores também usam a IA generativa para reutilizar mensagens. Vamos reutilizar o e-mail acima em uma mensagem curta do linkedin com o prompt: Reescreva o e-mail acima em uma mensagem curta e direta do linkedin. Aqui está o que acontece se eu pedir para ele mudar o tom da mensagem para ser espirituoso.
Dica profissional: as ferramentas de IA generativa funcionam com um número limitado de tokens de memória, portanto, é melhor reutilizar todas as suas mensagens na mesma sequência.
ChatGPT para roteiros de prospecção por telefone
Um roteiro pode ajudá-lo a se manter focado em uma ligação e garantir que você aborde todos os pontos-chave e informações relevantes. Compartilhei este prompt: Estou ligando para um gerente de operações de vendas para apresentar minha empresa, Field. A Field é especializada em ajudar as pessoas a acessarem seus dados de vendas em um único aplicativo para acesso a dados de vendas importantes em campo. Escreva um roteiro de ligação para um gerente de operações de vendas sobre como meu aplicativo é uma ferramenta útil para vendas externas.
Aqui está um trecho do que ele escreveu:
Dica profissional: você também pode pedir para a ferramenta gerar pontos de discussão-chave para uma ligação ou perguntas que você pode fazer durante uma ligação. Aqui estão alguns prompts: Quais perguntas devo fazer a um prospect durante uma ligação de vendas para descobrir suas necessidades para que eu possa decidir se eles estão qualificados para meu produto? Escreva [número] pontos de discussão-chave para uma ligação em que eu apresento meu produto como uma solução para [ponto de dor].
Quer saber mais sobre IA? Confira o caminho de aprendizado de Inteligência Artificial para aprofundar seus conhecimentos sobre IA e diferentes maneiras de aproveitá-la.
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