O CTA é uma estratégia já existente no meio online e também está em nossa realidade sem percebermos. Por exemplo, nessas frases que vemos regularmente nas ruas:
“Entre, ar-condicionado”
“Insira sua sugestão aqui”
“Cuidado, piso escorregadio”
Essas frases estão na maioria dos comércios da cidade e servem para indicar que você tenha certo tipo de ação. Na área de marketing digital, esse modo de incitar a pessoa a fazer algo é chamado de CTA, e é comum visualizarmos em landing pages, e-mails e anúncios.
Mas o que significa CTA?
O CTA, call to action, em sua tradução literal significa “chamada para ação”. Ou seja, é qualquer imagem, botão, banner ou texto que direciona o usuário a clicar em determinado link ou fazer algo.
Os tipos de CTA são diversos e podem ser usados em links de navegação ou compras, para fazer uma inscrição, preenchimento de formulários, fazer um download, entre outros. Eles também podem ser classificados como:
- Primários: são aqueles botões de funcionalidade da página, como: “compre aqui”, “adicionar ao carrinho”, “finalize sua compra” em sites de e-commerce.
- Secundários: são aqueles links de sugestões que a página dá ao usuário. Por exemplo, ao buscarmos um produto em um e-commerce, o site irá indicar outros produtos relacionados que possam despertar seu interesse.
Outro exemplo de CTA secundário é quando estamos lendo um blog e ao final do texto, há uma indicação de outros textos e vídeos. Por exemplo, como farei agora:
Quer saber mais sobre como usar CTA? Acesse o nosso canal no YouTube e veja o vídeo.
Simples, né? 🙂
Mas calma que esse texto ainda não acabou! Vamos te explicar porque os CTAs são importantes em anúncios e em postagens de Facebook.
Os CTAs em anúncios e em publicações do Facebook
Os call to actions dependem do que a empresa quer que o visitante realize para comprar ou saber mais sobre certo conteúdo, produto ou serviço. Por isso, é uma estratégia importante no processo do funil vendas, pois é a ponte de conversão do seu consumidor para ele escolher sua marca.
Em anúncios e publicações no Facebook, o CTA é imprescindível para gerar novos leads e ter mais visualizações em seu site, facilitando a venda final. Para isso, é importante inserir os CTAs corretos em locais estratégicos para gerar interesse no público.
Qual é a melhor maneira de aplicar o CTA?
Hoje, a maioria dos CTAs são aplicados em Inbound Marketing, pois já foi comprovado que os consumidores preferem conteúdo relevante em vez do excesso de propagandas.
Por exemplo, imagine que você é essa persona e acontece a seguinte situação:
- Você é um microempreendedor em crescimento e curte uma página no Facebook de dicas e histórias de grandes empreendedores;
- Ao navegar pela página, você lê uma postagem sobre “Quer saber mais como ser um empreendedor de sucesso? Clique aqui“;
- Ao clicar, você é indicado a baixar grátis um e-book sobre “10 passos para se tornar um grande empreendedor”;
- Porém, para baixar o e-book é necessário preencher um formulário em uma landing page para liberar o download;
- Ao preencher o formulário o e-book está lá, prontinho para fazer o download;
- Pronto, você fez o download, leu e gostou;
- E aí, depois de um tempo você visualiza um anúncio na internet de promoção de um curso de empreendedores;
- Para receber a promoção e fazer o curso, existe um CTA de “compre aqui pelo preço promocional!”;
- Pronto, você clica e compra o curso da empresa.
Todo esse processo de venda, desde a geração de conteúdo até a venda final foram incitados pelos CTAs em uma postagem no Facebook e anúncios, que estão nas expressões em negrito do texto: “baixe grátis, clique aqui, faça o download, compre aqui”.
Esse processo teve sucesso, também, porque a empresa soube estudar o público, definir a persona e entender o funil de vendas. E, é claro, os botões de call to action estiveram presentes em todos os passos.
Gostou desse conteúdo? Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis! Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram.