Ferramentas essenciais para Instituições de Ensino se destacarem no meio digital
Nos últimos anos, o perfil do consumidor mudou e a concorrência se intensificou em diferentes mercados. No setor educacional, esse cenário não foi diferente. As mudanças aumentaram a necessidade das Instituições de Ensino estarem presentes no meio digital, melhorarem a visibilidade online para potenciais alunos, gerenciarem contatos e ampliarem o número de matrículas.
Para lidar com todos esses processos, existem inúmeras ferramentas importantes para o dia a dia de uma IE. Elas podem apoiar atividades, aumentar a eficiência e automatizar ações. Mas em meio a tantas soluções disponíveis no mercado, definir quais ferramentas utilizar nem sempre é simples.
Desenvolvimento da pesquisa TechTrends
Para ajudar nessa escolha, a Resultados Digitais realizou, em parceria com o Mercado Binário, uma pesquisa inédita no Brasil: a TechTrends. A pesquisa foi desenvolvida em fevereiro de 2016, quando montamos uma lista de mais de 50 ferramentas com as mais variadas funções e as classificamos em 7 categorias:
- Marketing Digital
- Vendas
- Comunicação/Help Desk
- ERP/BI/Gestão de Projetos
- Para Desenvolvedores
- Colaboração/Produtividade
- LMS
Depois, desenvolvemos um formulário online com 17 perguntas, que foi enviado por email a uma base de mais de 15 mil Instituições de Educação de todo o país.
Resultados da pesquisa TechTrends
Instituições de diferentes portes utilizam quantidades diferentes de ferramentas. Enquanto IEs de 26 a 100 funcionários adotam uma média de 13 aplicações, as de grande porte utilizam apenas 7. Uma explicação para isso poderia ser um maior investimento por parte das IEs menores, considerando que a quantidade de profissionais internos para a execução de tarefas é reduzida.
Entre as 7 categorias de ferramentas que definimos para a pesquisa, aquelas que apresentaram a maior adesão das instituições foram Marketing Digital e Colaboração/Produtividade, ambas com 87,9% de adoção.
Além disso, é interessante perceber o crescimento da modalidade EAD no Brasil. De acordo com a pesquisa, quase metade das IEs no Brasil apresentam essa formato de ensino e, por isso, utilizam plataformas LMS (Learning Management System), que permitem a organização de cursos e a disponibilização de aulas e materiais online. Entre as ferramentas de LMS, a mais adotada é o Moodle, sendo a escolhida de 61,5%.
Conclusão
As ferramentas apresentadas pela pesquisa TechTrends são essenciais para qualquer IE que deseja se destacar no meio digital. É preciso estar presente nas redes sociais, utilizar automação de marketing, ter uma plataforma EAD e uma ferramenta para organização de projetos e tarefas.
Para saber mais sobre os resultados da pesquisa, acesse o relatório completo em mercadobinario.com.br.
Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário