O setor de vendas online tem se mostrado uma ótima alternativa, principalmente neste momento de crise. Confira as nossas dicas para você aplicar no seu e-commerce:
A praticidade de comprar sem sair de casa é um grande atrativo para o público brasileiro. Só no primeiro trimestre de 2019 as vendas do setor online aumentaram mais de 20%, e representa cerca de 5% do varejo nacional atualmente. E a tendência é que o comércio eletrônico continue crescendo, cada vez mais. Um e-commerce pode ser uma ótima oportunidade para você empreender.
Em tempos de isolamento social e coronavírus, as compras pela internet vão além de uma facilidade para a rotina, mas uma necessidade. Muitos comerciantes tiveram que fechar as portas temporariamente, para evitar aglomerações, e viram no e-commerce, uma alternativa para continuar atendendo seus clientes da melhor maneira possível, mesmo diante de uma crise.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) registrou um aumento de 30% nas vendas online nas primeiras semanas do mês de abril – começo das quarentenas. Pessoas que nunca tinham feito compras online antes, começaram a fazer agora.
Além disso, o comércio digital também atrai quem deseja ser dono do seu próprio negócio, de maneira rápida e com um baixo investimento inicial. O e-commerce também possui com alguns pontos-chave em que os donos do negócio devem se atentar, como: CNPJ para emissão de notas fiscais, ter uma plataforma confiável de vendas e diferentes formas de pagamento. Com o seu e-commerce pronto para o lançamento, você deve ficar atento ao movimento do mercado, principalmente na sua área de atuação.
Para se destacar da concorrência dentro do comércio virtual, principalmente em tempos de quarentena e aumento das vendas, é importante seguir algumas das nossas dicas. Confira:
1- Marketing Digital
Você já tem a sua loja no meio digital, então, nada mais natural do que fazer todas as suas estratégias de comunicação online, certo?
O marketing digital é uma caixinha de ferramentas feita para te ajudar a encontrar seu cliente ideal. Algumas dessas ferramentas são os anúncios no Google, Instagram e Facebook, plataformas que possuem ótimas funcionalidades para buscar seu público-alvo.
Apostar no SEO do seu site também é uma ótima dica para garantir uma boa visibilidade nas pesquisas do Google, assim como apostar em conteúdos para apoiar essas ações de SEO. Fazer um plano completo de divulgação nas redes sociais para direcionar o tráfego do site.
E no topo de tudo isso, com o marketing digital você também pode aplicar as estratégias de Landing Pages, ou seja, páginas que convertem. O foco é uma oferta central, pode ser um conteúdo único, como e-book ou infográfico, ou então um desconto exclusivo. Com a Landing Page você garante um relacionamento mais próximo com os visitantes do seu site. É uma estratégia para levar o usuário pela jornada de compra.
2- Invista no seu site
Além de uma boa estratégia de marketing digital, você também precisa preparar o seu site para todas as visitas que pretende receber. Todo o design do seu e-commerce deve ser pensado para facilitar a visualização dos produtos e compra final.
Você pode usar ícones para facilitar a navegação, que agilizam a compreensão do usuário, como o ícone de carrinho de compras para adicionar um item. As representações podem deixar mais fácil para o cliente encontrar o número do pedido, as opções de pagamento, prazo de entrega e contato do fornecedor, por exemplo.
O seu site também precisa ser responsivo, afinal, milhares de brasileiros acessam a internet apenas pelo seu smartphone. A mobilidade vai melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce. E falando em experiência, abra um espaço para o feedback dos seus clientes – situações reais podem ser um fator decisivo para quem está navegando no seu site pela primeira vez.
3- Fluxo de compras
O fluxo de compras também deve estar claro para o seu cliente. O usuário deve chegar até o produto que ele deseja com rapidez e agilidade, no máximo em três a quatro cliques. E isso conta na organização dos seus produtos, que devem estar expostos como em uma prateleira física. De forma que seja fácil de procurar e encontrar itens.
E quando o cliente encontrar o produto que deseja, o formulário para finalizar a compra deve ser prático e objetivo. Quanto mais formulários e campos ele tiver que preencher, mais provável será que abandone o carrinho no meio da compra.
No meio do fluxo até a compra final, é importante também definir detalhes como política de privacidade, troca e devolução dos produtos. É importante deixar claro que os dados dos seus clientes são totalmente confidenciais para a sua empresa. E a política de trocas e devoluções está prevista pelo código de defesa do consumidor, o cliente tem até uma semana para se arrepender da compra e o empresário define em quanto tempo poderá ocorrer a troca.
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