O mercado dos e-commerces está em plena expansão. Descubra agora mesmo como montar a sua loja virtual do zero!
As vendas pela internet já estavam em alta, e com a pandemia do novo coronavírus e consequente quarentena, o consumo digital disparou. Apenas no primeiro semestre de 2020 as vendas online aumentaram quase 50%. Segundo uma pesquisa feita no período, mais de 10 milhões de brasileiros realizaram a primeira compra pela internet, e quem já fazia compras online, começou a procurar novos produtos.
Quem já tinha uma loja digital percebeu o aumento nas vendas. E os comerciantes que investiam apenas em lojas físicas tiveram que repensar seu modelo de negócios para não perder os clientes.
O e-commerce é uma grande aposta, e mesmo com o fim iminente da pandemia, as vendas online não vão desacelerar. A forma de consumo mudou e a sua empresa precisa estar preparada para atender esse novo, e muito mais exigente, público.
Descubra agora mesmo como criar o seu e-commerce!
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Definindo a sua loja
Mesmo sendo muito mais simples de abrir do que uma loja física, é preciso lembrar que o e-commerce é uma empresa. E por esse motivo, precisa de um plano de negócio bem elaborado. Você precisa definir o seu público-alvo e qual será o principal produto ou serviço a ser vendido.
Com uma boa definição de persona, o perfil do seu cliente ideal, você poderá definir estratégias de marketing focadas que terão um ótimo resultado. Além disso, essa persona também vai influenciar diretamente as configurações do seu site, desde a escolha da forma de pagamento, o sistema de entregas até o estoque da sua loja virtual.
Escolhendo a plataforma para o e-commerce
Com um plano de negócio em mãos, é necessário partir para a ação. Você deverá agora escolher um domínio para o seu e-commerce e, logo em seguida, procurar pela melhor plataforma possível para hospedar o seu site.
Com o crescimento do número de e-commerces no Brasil, já existem diversas plataformas de vendas online. É essencial escolher uma plataforma de confiança e que também seja de fácil configuração e personalização. Um exemplo é a Tray, que conta com os melhores recursos disponíveis no mercado e pode ajudar o empreendedor a encontrar novos clientes, aumentar suas vendas e gerenciar toda a empresa.
Saiba mais: O que é a experiência do usuário?
Opções de pagamento
Em vendas online é imprescindível oferecer diferentes formas de pagamento. As principais escolhas são cartão de crédito e boleto bancário, mas pense no perfil do seu cliente: como ele costuma pagar suas compras online?
Atualmente existem alguns processadores de pagamento online, como o PayPal e PagSeguro. Essas ferramentas recebem os dados dos clientes, contatando as empresas de cartão de crédito e processando todo o pagamento. Depois enviam uma confirmação de pagamento para que você possa liberar o pedido. Por fim, o valor da compra cai diretamente na sua conta bancária.
Páginas de finalização
A boa escolha de uma plataforma para o seu e-commerce também reflete no número de páginas e nível de dificuldade para o cliente fechar a compra. A taxa média de abandono de carrinho chega a mais de 80% no Brasil. Muitas vezes porque existem muitas barreiras entre a escolha do produto até a confirmação do pagamento.
Facilite a saída do cliente do seu site, exija apenas as informações essenciais para a venda. E não esqueça também de oferecer diferentes formas de pagamento e frete, para que o seu cliente não desista da compra devido a altas taxas.
Marketing digital
E claro, uma loja digital também precisa de um investimento em marketing digital. Com um bom planejamento e estratégias focadas na persona da sua empresa, você poderá conquistar ainda mais visitantes para o seu site.
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