Anunciar no Google é uma estratégia de marketing digital que traz resultados relevantes para um empreendedor recém-chegado na mídia paga. Contudo, saber criar um anúncio eficiente é uma tarefa um tanto complexa. Desse modo, uma das principais dúvidas de quem está descobrindo o universo do Google Ads (Antigo Google Adwords) é saber “quanto custa uma campanha de ads?“.
Acompanhe o conteúdo no vídeo abaixo e veja quanto custa anunciar no Google Ads e como funcionam as campanhas dentro do Google
Infelizmente, não há uma resposta fácil para essa questão. Mas, a resposta mais correta e transparente é: “Depende”. Vou te explicar o porquê: o custo no Google Ads depende de diversas variáveis
Vídeo: 4 dicas para otimizar suas campanhas de Ads.
Estas variáveis afetarão seu gasto com as campanhas publicitárias. Por isso, é importante entender como as seguintes questões abaixo irão definir o custo das campanhas de ads:
- Lance de CPC (custo por clique)
- Qualidade das palavras-chave
- Concorrência
1 – O lance de CPC
“O Google Ads é baseado em um sistema de leilão que recompensa as empresas que têm campanhas publicitárias de alta qualidade com custos mais baixos e melhor posicionamento do anúncio.” (Wordstream)
Ou seja, imagine que você está em um leilão de luxo e define o valor de 5 mil reais como o preço máximo que você está disposto a pagar por uma obra de arte. Então, chega o momento de leiloar a arte que você se interessou e começam os lances:
- Tiago inicia com máximo de R$ 2.000,00
- Roberto cobre com máximo R$ 2.900,00
- Ana oferece até R$ 3.500,00
- Você cobre e dá o seu máximo de R$ 5.000,00
- Mas, chega João nos últimos segundos e grita bem alto “R$ 5.050,00!”, ficando com o prêmio ):
Portanto, a questão do lance no Google Ads funciona como um leilão. Isto é, quem dá mais ganha o prêmio. Desse modo, para você entender como funciona no Google Ads, geralmente, quem dá um lance mais alto no custo por clique (CPC) ficará em posições melhores no Google. Contudo, isso pode ser mudado de forma analítica e estratégica se o anunciante alinhar os seguintes fatores:
Lance de CPC X Links Patrocinados X Palavras-chave X Página de destino
O que é CPC?
No marketing digital, o CPC é a definição de quanto a empresa está disposta a pagar por clique feito no anúncio. Neste caso, a empresa só pagará quando o anúncio receber um clique do usuário. Por exemplo, se você definir um lance de custo por clique máximo no valor de R$ 2,00, você nunca pagará R$2,01 a não ser que você altere. Isso porque: primeiro você define o lance máximo que quer por clique (R$ 2,00) e em seguida você só paga pelo preço do clique que você teve no seu anúncio. O que pode variar entre R$ 0,01 e R$ 2,00 (nunca excedendo o lance máximo definido em R$ 2,00).
Dica bônus: lance por CPC é diferente de orçamento diário
O orçamento diário é quanto você quer gastar por dia com um anúncio. Nesse caso, você pode estipular o valor máximo de R$ 10,00, mas não quer exceder o valor de R$ 2,00 por clique no anúncio. O que se torna uma vantagem do Google ADS, devido a liberdade de escolha do quanto você quer e pode gastar em 24 horas.
2 – A qualidade das palavras-chave
A qualidade das palavras-chave ou keywords e das palavras-chave negativas, são fatores essencial para estipular o valor do seu anúncio e também do resultado. Nesse sentido, as palavras-chave são:
Termos utilizados e buscados com frequência pelos usuários para obter respostas e solucionar seus problemas. São termos compostos de uma ou mais palavras.
Isto é, quando você busca no Google “agência de marketing” e clica em um anúncio que mostra aquilo que você estava procurando (geralmente em negrito). Isso é o Google trabalhando para te oferecer os links de maior relevância de acordo com a palavra-chave buscada.
Por isso, para que o seu anúncio seja sugerido pelo nosso querido Google, a qualidade das palavras-chave é essencial.
Como saber se uma palavra-chave tem qualidade?
Ao criar um anúncio, você tem a possibilidade de inserir algumas palavras-chaves. Desse modo, é importante definir uma palavra-chave foco e inserir outras derivadas do mesmo assunto.
Por exemplo, ao definir palavra-chave “hotel” para o anúncio, você pode aprofundar com as derivadas de acordo com a região ou objetivo esperado (conversão, venda, acesso ao site, entre outros). Nesse caso, poderíamos aprofundar com as seguintes palavras-chave em calda longa: “hotel 5 estrelas” e “hotel 5 estrelas Curitiba “.
Dica bônus: estratégia de calda longa melhora a qualidade do anúncio
As palavras-chave em calda longa, ou seja, com mais de 2 termos, atraem resultados mais rápidos. Isso porque as caldas longas são direcionadas a nichos de mercado. Desse modo, é mais fácil pegar uma calda longa que possui 800 pesquisas mensais na região e baixa concorrência, ao invés de optar por uma palavra-chave amplamente concorrida e com mais de 20 mil buscas mensais.
Além desse aprofundamento, o planejador de palavras-chave do Google Ads permite que você veja o preço de uma palavra-chave e grau de concorrência. Essas duas classificações são essenciais para escolher as palavras certas e ter qualidade no anúncio.
#UAU: uma das palavras-chave mais cara do Brasil é “desentupidora na Mooca”, com CPC em R$98,07 ?
Portanto, para escolher a palavra-chave certa, o ideal é que você equilibre todas as classificações de quantidade de buscas mensais, concorrência e preço. Lembrando que o grau de concorrência vai de 0 a 10 (quanto maior o grau, maior a concorrência).
3 – Concorrência
Acompanhar o que o seu concorrente está fazendo é essencial para enxergar oportunidades e fraquezas em seus anúncios. Ao contrário de copiar o que ele está fazendo. Mas, analisar a concorrência de forma criativa amplia suas estratégias de SEO e otimiza o alcance do seu objetivo.
Nesse sentido, é importante ficar de olho no preço que seu concorrente está pagando por uma palavra-chave específica e mensurar se vale a pena cobrir o valor ou não. Lembre do leilão do ads que comentamos no começo do texto e do alinhamento do lance de CPC, links patrocinados, palavras-chave e página de destino.
Mensurando esses resultados e compreendendo a visão estratégica dos concorrentes, você consegue uma boa posição nas buscas, alcança resultados otimizados e bons leads.
Dica bônus: invista em ferramentas de IA para análise de SEO e concorrência
Com as inovações tecnológicas no mundo do marketing e diversas áreas da comunicação, hoje é possível adquirir ferramentas que usam da Inteligência Artificial (IA) para analisar o SEO das campanhas de ads e concorrência.
Na agência Mercado Binário, além de garantir ótimos resultados com estratégias de marketing digital integrado à inteligência artificial, nosso cliente usufrui de ferramentas únicas no mercado. O robô de marketing Elevaweb focado em Google Ads da Mercado Binário atualiza, a cada meia hora, os lances de CPC e faz alterações diárias para otimizar os anúncios e captar conversões valorosas.
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