As estratégias de marketing de conteúdo podem ajudar a aumentar as vendas no seu e-commerce. Descubra agora como!
Planejamento estratégico é essencial para alavancar as vendas de qualquer comércio. E com as lojas onlines, o e-commerce, não seria diferente. O marketing digital, e principalmente o marketing de conteúdo, podem trazer ações ainda mais efetivas para aumentar as vendas e a credibilidade da sua empresa na internet.
O conteúdo pode ser uma ferramenta importante para o setor de e-commerce. Afinal, o consumidor online começa sua jornada por produtos através dos mecanismos de busca. Em uma pesquisa de 2016, realizada pelo Sebrae em parceria com o site E-commerce Brasil, mais da metade das vendas realizadas em lojas online naquele ano começaram através de buscas orgânicas.
Com um bom conteúdo, voltado para SEO, você pode garantir que o seu site apareça nas primeiras pesquisas do Google com as palavras-chave referentes ao seu negócio. Esse alcance orgânico pode ser facilmente convertido em vendas e clientes em potencial. Por isso o marketing de conteúdo se torna essencial para a estratégia de vendas do seu e-commerce!
O marketing de conteúdo envolve texto, imagens e vídeos, e vai muito além do que apenas divulgar sua marca e produtos. Vai trazer confiança para a sua empresa.
Primeiras estratégias de marketing de conteúdo
Em relação ao e-commerce o primeiro passo, além de conhecer a fundo o seu público-alvo e ter uma persona bem montada, é dar uma atenção especial para o seu site. O seu e-commerce deve ser acessível, como se fosse uma vitrine virtual dos seus produtos. Além de estarem listados de forma organizada, é importante valorizar a descrição de cada peça.
Nessa descrição você pode investir no SEO, colocando as palavras-chave – que também podem estar no nome e atributos das imagens. Isso vai ajudar o ranqueamento do seu site e quando o consumidor fizer uma pesquisa mais direta sobre aquele produto, a probabilidade do seu site aparecer nas primeiras opções aumenta ainda mais.
Além desses detalhes dentro do site, você também pode investir em outra estratégia, muito efetiva, do marketing de conteúdo: a criação de um blog. A criação de conteúdos relacionados à sua marca e produtos vão ajudar no SEO da página e também podem ser importantes para que os robôs do Google considerem o seu e-commerce como um conteúdo relevante e melhorem o seu posicionamento final.
Os conteúdos de blog também colocam a sua empresa como uma especialista no assunto, trazendo diferentes dicas para seus clientes. Isso aumenta a segurança e a credibilidade do seu site, trazendo mais confiança para que o consumidor finalize a compra.
Aposte também em conteúdos de relacionamento, como é o caso dos e-mail marketing. Com landing pages bem posicionadas no seu site, você pode enviar periodicamente conteúdos para a sua base de leads, seja de boas-vindas, de parabéns pela primeira compra, descontos exclusivos e outras promoções. É uma maneira de manter contato com o seu cliente, mesmo no período pós-compras.
Foco no planejamento
Os conteúdos são ferramentas muito efetivas para aumentar a visibilidade e até mesmo as vendas do seu e-commerce. Mas não vão apresentar tantos resultados se você não tiver um planejamento bem elaborado.
É importante manter sempre uma periodicidade para postar conteúdos no blog e também para o envio dos e-mails marketing. Faça uma agenda de postagens e liste os temas a serem trabalhados naquela semana, ou mesmo para todo o mês.
A área de vendas do setor e-commerce tem aumentado bastante nos últimos meses. As vendas online se tornaram uma grande alternativa neste período de quarentena, devido a crise causada pelo COVID-19. Transforme essa crise em uma oportunidade, aposte nas estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo para a sua loja virtual e otimize suas vendas!
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