O que é Neuromarketing e como aplicar no Marketing digital?

O neuromarketing é a mais nova tendência no campo do marketing. Pode ser caracterizado como a ciência que estuda e analisa a essência dos comportamentos do consumidor. De um modo simples, o neuromarketing é a junção inovadora da Neurociência com o Marketing, e o propósito inicial é entender como o cérebro trabalha nas tomadas de decisões e como pode afetar certos comportamentos.

E quando o Marketing Digital entra nessa história?

Desde o início! Afinal, o principal objetivo do marketing digital é captar as necessidades dos consumidores e aplicar as melhores estratégias para criar novos resultados na web (positivos, claro!). Então, uma das formas de captar essas necessidades é entendendo a raiz do comportamento do público-alvo. Para isso, a ciência, ou melhor, o neuromarketing é uma ferramenta essencial para o sucesso nas vendas.

Resumidamente, esse campo de estudo expressa a ideia de que o cérebro atua de forma inconsciente (por reações químicas) e é através de estímulos internos ou externos (sensações, emoções, propagandas, cores) que passamos a decidir algo e ter algum tipo de comportamento.

Por exemplo, quando chega a época da Black Friday e somos impactados com aqueles anúncios e posts IMPERDÍVEIS que realçam a sensação de urgência em comprar algum produto ou serviço. A lógica utilizada é entender que o consumidor está propenso a consumir, e para o cérebro relacionar com a “urgência” da compra é necessário cores fortes, anúncios impactantes, entre outros.

O marketing digital pode se apropriar do neuromarketing em três pontos principais:

1. Inbound Marketing

Como já comentamos, o inbound marketing é essencial para captar novos clientes com o uso de conteúdos relevantes. Para isso, é importantíssimo ter a ideia de que a primeira impressão é a que fica, ou seja, para atrair a atenção é necessário utilizar as palavras certas para que o cérebro do cliente não se distraia com algo “mais interessante” de ler.

2. Storytelling

O storytelling é uma ferramenta que aguça os sentidos e as emoções de um jeito simples e cativante, contando histórias. É uma estratégia que deve ser associada a marca ou produto e, por isso, mostrar os valores em um storytelling pode auxiliar na hora que o cliente for decidir algo. Sendo assim, o poder de venda é mais efetivo, pois alguma vez ele se “emocionou” com uma história associada à sua marca ou produto.

3. Psicologia das Cores

O exemplo da Black Friday é um deles. A psicologia das cores é essencial para chamar a atenção do consumidor e pode favorecer na hora de mostrar o que você quer dizer ou fazer com que algum sentido seja impulsionado. E quando combinado com a imagem certa, o resultado é ainda melhor.

Esses exemplos mostram o poder da combinação do neuromarketing aplicado ao marketing digital e como pode trazer resultados incríveis para sua empresa. Então, está esperando o que para aplicar essa nova tendência?

Gostou desse conteúdo? Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis! Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter