Por que o Cloud ERP é a solução ideal para gestão de empresas?

A importância do Cloud ERP na gestão de empresas

A gestão de uma empresa requer atenção a inúmeros detalhes de diferentes setores. Por isso, inclusive, há a divisão por departamentos e a especificação de pessoas para as diferentes funções. Contudo, em pequenos negócios, é comum que os gestores principais estejam mais conectados aos processos de cada área, por falta de pessoal. Nesse sentido, o apoio tecnológico é imprescindível.

O que é Cloud ERP?

O Cloud ERP é um sistema oferecido como um serviço na cloud computing. Primeiro, é importante definir exatamente o que é um ERP e o que apresenta como funcionalidade. Trata-se de uma aplicação de gestão de recursos que integra todas as frentes de uma empresa para controle completo. Cada área e departamento são gerenciados com um módulo específico. A comunicação entre esses módulos gera benefícios incontáveis para a companhia, com efeitos sobre a produtividade diária.

Essa comunicação também gera conciliação automática entre setores que compartilham dados. Como todos os dados estão centralizados, são devidamente alterados, ao mesmo tempo, em todos os módulos necessários. Um Cloud ERP se preocupa com diversas áreas da empresa, assim como o modelo tradicional.

Os principais módulos do Cloud ERP

– Financeiro: cuida das contas a pagar e a receber, bem como da estrutura financeira da empresa.
– Estoque: controla o inventário dos estoques, o rastreamento dos itens, a rotatividade e as reposições, bem como o posicionamento dos itens na organização física da companhia.
– Compras: cuida de investimentos que a empresa faz. Todo tipo de aquisição passa por esse controle para que haja um ajuste com relação a valores, necessidade e fornecedores.
– Qualidade: permite um controle estrito com relação ao que é produzido, de forma a sempre aumentar o nível e garantir um padrão de qualidade.
– Manutenção: gerencia reparos, paradas e consertos no ambiente produtivo.
– Gestão de projetos: administra projetos com visão em custos, prazos, limitações e restrições, recursos, pessoal e todas as demandas típicas.
– Relacionamento com fornecedores: tem uma visão mais focada no relacionamento completo com fornecedores.
– Planejamento da produção: organiza o processo produtivo para atender às demandas de prazos e cronogramas.
– Marketing: gerencia a comunicação, o Marketing e a relação com os clientes.

Como funciona o sistema de gestão na nuvem?

Um Cloud ERP é, em suma, um software SaaS (software como um serviço), um tipo muito comum em tempos de transformação digital. Ou seja, é uma aplicação oferecida de forma remota, por uma taxa periódica, que pode ser mensal, quinzenal, trimestral etc. Para ter acesso ao sistema, o usuário deve fazer apenas alguns cliques e escolher a opção que melhor se encaixa com sua necessidade.

Quais são os benefícios do Cloud ERP?

– Maior segurança: um ERP na cloud é mais seguro do que uma opção on-premises (local), pois oferece suporte e monitoramento constantes, backups e, até mesmo, filtros de acesso.
– Mobilidade: um sistema de gestão na nuvem é acessado por qualquer dispositivo e em todos os lugares, o que gera mobilidade.
– Redução de custos: um ERP na nuvem é consideravelmente mais barato do que uma opção comum. Além disso, pode economizar com gastos técnicos de manutenção, atualização, reparação e outras questões.
– Escalabilidade: um sistema desses pode crescer facilmente, sempre que houver aumento de demanda, com adição de módulos de uma forma intuitiva.

Conclusão

O Cloud ERP é uma solução tecnológica muito importante para empresas que buscam otimizar seus processos e aumentar sua produtividade. Com a possibilidade de acessá-lo de qualquer lugar e dispositivo, a mobilidade é garantida, assim como a segurança e a escalabilidade. Além disso, os custos são menores do que em um sistema de gestão convencional. Portanto, é importante conhecer as opções e saber como implementá-las na sua empresa.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter