A Black Friday é uma tradição da cultura estadunidense que acontece há mais de 100 anos depois do país passar por crises econômicas no final do século XIX, levando muitas lojas a fecharem as portas, e os comerciantes que permaneceram ativos a buscarem uma alternativa para dar um “up” nas vendas.
Assim, a Black Friday se tornou uma ótima oportunidade de otimizar as vendas e aumentar o lucro das empresas antes do final do ano fiscal.
Quando é a Black Friday?
A Black Friday acontece em novembro, na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. Em 2021, acontecerá no dia 26 de novembro. Por isso, a Mercado Binário traz algumas dicas para você organizar a sua Black Friday e conquistar os melhores resultados de vendas.
Planeje a campanha Black Friday 2021
Assim como em todas as outras datas comerciais, é necessário elaborar um planejamento prevendo metas, produtos, descontos, período e custos da campanha.
Definição de metas
Para iniciar um planejamento é preciso definir qual o seu objetivo Então, faça um estudo sobre qual será a principal meta da sua empresa para Black Friday 2021, sempre visando metas práticas como: número de vendas, total de faturamento e de lucro.
Com isso definido, você pode estabelecer objetivos secundários, como a fidelizar clientes, por exemplo.
Se a sua empresa já participou de outras edições da Black Friday, você pode analisar os resultados e as experiências para ter uma noção do que rendeu bons resultados e o que não deve ser repetido.
Vale também realizar uma pesquisa de mercado e cruzar as informações com os dados do seu negócio. Assim, é possível ter um panorama amplo para definir uma estratégia assertiva e realista.
Oferta de produtos e serviços
Definidas as metas, o próximo passo é escolher cuidadosamente os produtos ou serviços que farão parte da promoção. Sempre que possível, opte por itens que são muito procurados pelo seu público – alvo na Black Friday e em outras campanhas promocionais.
Descontos e pagamentos
O grande atrativo da Black Friday é a quantidade de descontos aplicados pelas lojas, facilitando a venda dos produtos. Dessa forma, a lógica é: se a empresa não vai perder dinheiro, a principal estratégia é baixar os preços das mercadorias.
Porém, é importante lembrar que outra forma de convencer o consumidor a concluir a compra é proporcionar diferentes condições de pagamento.
Há vezes em que o preço do produto/serviço não se difere da concorrência ou não é o suficiente para influenciar na tomada de decisão do cliente, mas a compra acontece por causa da facilidade de pagamento, com mais parcelas e (preferencialmente sem juros), além da oferta de brindes e ações do tipo pague 2, leve 3.
Invista em marketing digital
Propaganda é a alma do negócio, então busque formas de anunciar ao público saiba sobre Black Friday e quais os descontos serão dados nas mercadorias durante esse período.
Você pode fazer a divulgação de forma orgânica, com posts sem patrocínio nas suas redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp, chatboot e até materiais visuais no site.
Mas se a sua intenção é atrair um grande volume de consumidores e garantir mais pedidos, invista em anúncios pagos para aumentar o seu alcance.
Método Mercado Binário
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