Para destacar seu site e gerar mais tráfego, é essencial ser reconhecido por buscadores. Confira agora 4 dicas para aparecer nos primeiros resultados do Google!
Novos sites são criados todos os dias. Blogs, e-commerces, páginas. A cada hora, milhares de novos conteúdos e opções são oferecidas aos usuários da web. E para se destacar neste mar de informações é muito importante ser notado pelas ferramentas de busca da internet. Especialmente o Google.
Grande parte das navegações da web começam com uma busca de palavras-chave no Google. Afinal, nem sempre os usuários têm um site específico em mente quando estão buscando alguma informação ou um produto para compra. E, depois de feita a pesquisa, 90% dos cliques vão para sites que estão no topo do ranking. Usuários raramente visitam a segunda página do Google, por isso, aparecer nos primeiros resultados é essencial para aumentar o tráfego do seu site.
O Google apresenta sempre os resultados mais relevantes para cada busca. Existem mais de 200 variáveis para determinar a colocação de sites para aquele termo. Então, para conseguir ser notado pelo Google, é essencial que o seu site tenha um conteúdo relevante, seja visualmente atraente e, claro, seja interessante para o seu público-alvo. Confira quatro dicas para fazer com que o seu site apareça nos primeiros resultados do Google!
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01- SEO
Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca em tradução literal, é o primeiro passo para que o Google reconheça o seu site. O SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas que têm como objetivo colocar o seu site como um dos primeiros resultados em diversos buscadores, inclusive o Google.
Para aplicar um SEO de qualidade é essencial trabalhar palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Confira as ferramentas Google Trends ou Google Keyword Planner para ter uma ideia das buscas do seu público-alvo. Além de usar hiperlinks, organize o seu site em seções com bons títulos e preste atenção também nas URLs de destino – dê preferência para links internos descritivos e que sejam claros.
E claro, é importante apostar nessas técnicas em cada publicação feita no seu site. Em combinação com as próximas dicas, será possível aumentar a relevância do seu site para o Google, melhorando o seu rankeamento em cada busca.
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02- Produção de conteúdo
Com as palavras-chave principais da sua empresa em mãos, é necessário criar conteúdo de qualidade dentro do seu site, para aplicar cada um desses termos. Mas não basta utilizar o termo uma vez dentro de uma publicação, a palavra-chave deve ser utilizada de forma estratégica ao longo de todo o texto. O seu conteúdo também precisa trazer hiperlinks, tanto internos quanto externos, fazendo referência ao seu próprio blog ou mesmo com outros produtos do site.
Além disso, o Google ainda precisa interpretar o conteúdo que você está publicando no site. Por isso, é essencial escolher um título de impacto, dividir subtítulos e trazer uma imagem destacada – que precisa também conter um título e atributos alt, também com a palavra-chave, para ajudar no rankeamento.
Com um blog bem estruturado você pode inclusive se tornar uma referência, fazendo com que outros sites citem o seu. Essa troca de links é essencial para que o Google veja o seu site como relevante no assunto.
03- Otimização do site
Mesmo com conteúdos de qualidade, o seu site ainda precisa ser inteiramente otimizado. Isso significa que ele precisa ter alguns atrativos. É importante que ele seja responsivo, adaptando-se de forma automática para dispositivos mobile e tenha uma alta velocidade de carregamento – afinal, ninguém gosta de um site lento e pesado, muito menos o Google.
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A página também precisa contar com uma boa meta-descrição. São as breves descrições que aparecem na pesquisa do Google logo abaixo do link. Uma meta-descrição atrativa é uma ótima forma de melhorar o seu rankeamento e até mesmo converter leads, afinal aquele é o primeiro contato com o seu conteúdo.
04- Anúncios
As técnicas SEO e otimização de sites são importantes formas de conseguir tráfego orgânico. Mas existe uma outra maneira de se destacar: anúncios pagos. Através da própria busca, o Google destaca os sites anunciantes, antes mesmo de mostrar os resultados orgânicos.
O Google Ads permite um alto nível de segmentação, garantindo que o seu site apareça especificamente para pessoas que tenham um nível de interesse no seu produto ou serviço. Você ainda pode controlar dias, horários e frequência de exibição dos seus anúncios.
Trabalhando os anúncios de forma conjunta com as estratégias SEO, o tráfego do seu site só tende a aumentar!
Não esqueça também de acompanhar os resultados do seu site através do Google Search Console. Essa ferramenta mostra todos os dados, de quantidade de cliques até propostas de melhorias. O SEO é um processo, por isso é importante acompanhar de perto todos as essas informações.
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