Nós sempre enfatizamos a clássica frase “o mercado está cada vez mais globalizado”, mas isso tem um propósito real (sério). Nós da área de Marketing, entendemos as necessidades e tendências globais que irão impactar as empresas e seus consumidores. E isso inclui, principalmente, o meio digital. Por isso, buscamos analisar como essas transformações podem se tornar oportunidades de gerar resultados positivos e muito crescimento, entendeu?
Nesse sentido, surgem as agências de marketing digital. Elas são responsáveis por garantir a visibilidade e o relacionamento das marcas nas redes sociais e internet. Isso porque os consumidores possuem mais necessidade de localizar, comprar e avaliar produtos e serviços pelo Google, Facebook, Linkedin ou Instagram. Assim, com as estratégias certas, surgem leads qualificados, clientes e mais vendas são conquistadas ?
Entretanto, ao compreender a necessidade de se inserir nesse contexto e contratar uma agência de marketing digital, algumas empresas não tem noção de qual tipo de agência escolher, qual ramo seguir e quais os objetivos a serem estipulados. Com isso, as diversas possibilidades de agência no mercado podem confundir e influenciar negativamente na escolha de contratação.
Ou seja, conhecer os tipos de agência de marketing é essencial para fazer bom uso do seu investimento e garantir que os objetivos do seu negócio estejam alinhados com as estratégias da agência. Confira alguns tipos de agência de marketing abaixo e escolha o melhor para seu negócio:
1- Agência de Marketing Digital
Uma agência de marketing digital oferece diversos serviços que envolvem ações de otimização de vendas, desenvolvimento e produto para a web. Geralmente, é proposto pacotes fechados ou personalizados que vão de acordo com a realidade e necessidade do cliente.
Para quem deseja começar do zero e não possui muito conhecimento em marketing digital e suas possibilidades, podemos dizer que a agência de marketing digital é a melhor opção. Os serviços são bem abrangentes e servem de base para o início da visibilidade da sua marca e garantir mais vendas. Sendo os principais: a criação de site, blog e disparo de e-mail marketing. Os principais serviços que as agências de marketing digital oferecem são:
Planejamento de mídia – estratégias de venda
O Planejamento é a etapa inicial para iniciar e analisar qualquer estratégia, seja offline ou online. Por isso, nas agências de marketing digital você verá uma planejamento de mídia. Ele envolve a definição de personas, principais estratégias de venda, objetivos a serem conquistados, ideias de conteúdos e palavras-chave. Essa etapa é muito importante para compreender como a agência será sua parceira no crescimento dos seus resultados e vendas advindos da web. Por isso, fique de olho se o planejamento é bem estruturado.
Consultoria de venda
Além de bolar estratégias para a web, algumas agências oferecem uma consultoria para que o cliente saiba vender quando entra um lead qualificado em seu site, por exemplo. Aqui na Mercado Binário, nós oferecemos esse serviço, pois entendemos que somos parceiros dos nossos clientes e vamos ajudá-los de todas as formas possíveis para venderem mais. Ou seja, não adianta criar uma campanha muito inovadora e atraente se você não souber como conversar com seu cliente depois, não é?
Criação de site, e-commerce, posts e materiais ricos
Essas são ações primordiais para dar início ao marketing digital de qualquer empresa. Dessa forma, a agência de marketing digital irá produzir uma identidade visual que esteja de acordo com seu objetivo. Além disso, irá aplicar estratégias para atrair clientes nesse contexto, como: criação de landing pages, posts interativos, e-books, entre outros.
SEO (Google e Face Ads)
O SEO é o pilar de qualquer agência de marketing digital. Hoje, é a estratégia que vem dando alto retorno de vendas devido ao crescimento da plataforma do Google entre consumidores. Nesse sentido, cabe definir estratégias eficientes e que realmente tragam engajamento e visibilidade à marca. Nós da MB acreditamos que um bom SEO envolve muitos processos (que podem parecer um pouco complicados demais, confessamos!), métricas e investimento.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing é outro serviço que vem crescendo cada vez mais devido a integração ativa com o Google. Essa plataforma de pesquisa é responsável por ranquear sites que contenham palavras-chave certas e conteúdos relevantes nas pesquisas. Assim, você tem uma probabilidade enorme de mais cliques, leads e vendas.
Nós oferecemos o Inbound Marketing, pois acreditamos nos resultados positivos dessa estratégia para o futuro. Mas, claro, dependendo da realidade e necessidade de cada cliente!
Além desses serviços, agências de marketing digital oferecem um leque de outras tarefas que são propostas de acordo com a necessidade do cliente. Isso ocorre, pois se uma empresa decidir fazer tudo de uma vez no meio digital pode gerar um efeito negativo e, principalmente, não ter retorno sobre investimento (ROI).
Portanto, buscar uma agência que priorize a eficácia em seus serviços é ideal. Assim, no momento de ampliar as estratégias web, tenha flexibilidade e parceria.
Agência de Outbound Marketing ou Marketing Tradicional
O Outbound Marketing utiliza de estratégias tradicionais para “fisgar o cliente”, como o telemarketing, mala direta, flyers e comerciais para prospectar e gerar novas vendas. Portanto, é o contrário do Inbound Marketing que utiliza de estratégias de para gerar interesse e fidelização por meio da estratégia do funil de vendas.
Porém, nem sempre o Outbound estará apenas em ações de marketing offline, ele pode estar presente no digital também. Por exemplo, quando vemos um vídeo e ele é interrompido por uma promoção de um produto ou anúncio de uma marca.
Então, as agências de Marketing tradicional têm o foco na prospecção de clientes de uma forma mais intrusiva, pois utiliza materiais de visualização “obrigatória”, que chamem a atenção e sejam focados na venda direta, e não necessariamente no conteúdo. Com isso, ele está diretamente no marketing promocional. Como exemplo principal, os flyers e promoções imperdíveis que vemos nas ruas ou em anúncios nas redes.
Agência de Performance Digital
A Performance Digital se baseia no desempenho e retorno que uma campanha ou anúncio digital teve no ranqueamento de sites de buscas. Sendo o principal: nosso amigo Google. As agências de performance digital irão focar na otimização de sites por meio de estratégias que deem mais visibilidade e ranqueamento nas pesquisas. Para isso, as estratégias são voltadas a melhor maneira de fazer com que o seu site ou conteúdo seja visível. Desse modo, aumenta os cliques e leads para aquele usuário que busca algo relacionado ao negócio do conteúdo.
Um aspecto positivo que essas agências detêm é a contabilização do retorno do início ao fim de uma campanha ou anúncio em veiculação, pois o Google, por exemplo, possui sistemas eficientes na mensuração de resultados. Sendo mais fácil de visualizar o ROI (Retorno sobre investimento).
Agência de marketing de relacionamento
O Marketing de relacionamento tem como base a criação de uma relação forte e duradoura entre a empresa e cliente. Para isso, as agências de marketing de relacionamento aplicam estratégias que se baseiem na transmissão de qualidades intangíveis da organização para conquistar o cliente.
Como exemplo, a empresa startup brasileira Nubank que tem como diferencial competitivo o seu marketing de relacionamento. A organização utiliza de um atendimento humanizado, com estratégias para garantir a lealdade do público, como o envio de presentes exclusivos e cartas escritas a mão.
Outro exemplo de uma empresa que se sai muito bem nesse ramo é a Coca-Cola. Se você parar para perceber, as campanhas, propagandas e ações da marca não são voltadas a venda do refrigerante, mas à idealização da imagem da marca. A felicidade, amor, amizade e família sempre estão presentes em suas ações.
Agência de marketing de guerrilha
O marketing de guerrilha utiliza de maneiras bem diferenciadas para executar atividades de marketing para surpreender e chocar o público consumidor. O objetivo principal é desencadear o boca a boca, ou seja, que as pessoas sejam impactadas por um bom tempo e falem da marca e da ação realizada.
Em 2016, o Burger King utilizou muito bem o marketing de guerrilha em uma campanha realizada para o Halloween. Na campanha, a caixa do sanduíche mais vendido do fast food estava com a escrita “Mc Donald’s”. Nesse sentido, o objetivo do marketing era fantasiar o sanduíche da marca concorrente: o McDonald’s.
A brincadeira gerou muitos comentários, pois quando os consumidores abriam a caixa do sanduíche, se deparavam com a seguinte mensagem: “Boooo!!! Estamos brincando, ainda grelhamos nossos hambúrgueres no fogo! Feliz Halloween”, em tradução livre.
As agências de marketing de guerrilha focam nesses tipos de campanha, seja pelo meio online ou offline. Por isso, são contratadas quando há necessidade de aplicar uma estratégia inovadora e que cause grande impacto para a marca.
Qual agência escolher?
É quase impossível descrever todos os tipos de agência de marketing devido a área possuir mais de 60 tipos de estratégias. Mas quando há necessidade de aplicar outras estratégias, é possível fazer uma integração de serviços de marketing para flexibilizar o atendimento ao cliente. Aliás, muitos deles estão alinhados e dependem um do outro. Como exemplo, você poderá encontrar agências de marketing digital com foco em performance e SEO. Como também, agência de marketing de relacionamento com foco em branding e muito mais!
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