O e-mail marketing ainda vive, acredite! Segundo dados da empresa americana de ferramentas em e-mail marketing, a Mailigen, eles entregam 18 vezes mais conversão do que os demais canais.
Muito se falou do fim desse tipo de comunicação devido a quantidade de e-mails com informações intrusivas e spam. Porém, graças a evolução das ferramentas que visam a otimização dos canais de mídia online, como a automação de e-mail marketing, ele se tornou uma boa opção para captação de leads.
Com isso, podemos confirmar com todas as nossas forças e, claro, com mais alguns dados estatísticos, que o e-mail marketing tem resultado e gera muito retorno positivo. Veja os motivos:
1 – Crescimento dos usuários na internet
Os brasileiros estão cada vez mais na internet, principalmente nos smarthphones. O estudo realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo IBGE em 2016, relevou que já existem 100 milhões de pessoas conectadas à internet no Brasil.
Esse dado é totalmente relevante se formos analisar os benefícios que o e-mail marketing traz para as empresas. Estima-se que 91% dos consumidores checam seus e-mails ao menos uma vez por dia. Diante disso, encontramos a necessidade de saber adequar o e-mail, a mensagem e a pessoa certa a quem enviamos.
Outro fato curioso é que com o uso dos smarthphones cada vez mais alto, propicia que os usuários busquem mais aplicativos, lojas e redes sociais devido a agilidade e praticidade do aparelho. Por isso, o e-mail pode atrair 40 vezes mais leads do que o Facebook ou Twitter, devido a informação ser acessada diretamente pelo consumidor.
2 – Aumento de compras através da internet
Como comentamos acima, os usuários buscam cada vez mais produtos e serviços pela internet. De acordo com a pesquisa da Total Retail em 2016, o número de brasileiros que compram online mensalmente superou o dos que consomem em lojas físicas. No total dos 22 mil entrevistados, 38,02% têm o hábito de fazer compras online contra 30,9% que declaram comprar em lojas físicas. Essa é uma boa oportunidade de inserir seu negócio em um e-commerce ?
Porém, não só se torna um “boom” para começar uma loja online, mas sim um ótimo momento para investir nos diferentes tipos de e-mail marketing e fazer seu cliente estar atendo as novidades da sua empresa. Além do e-mail marketing ser uma ferramenta estratégica que estimula a compra, é um canal de comunicação excelente para impactar e engajar o público que não seja atuante em redes sociais.
3 – Alto retorno financeiro – ROI
ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, que em português significa “
O cálculo deve ser feito através da equação: ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial. Você pode multiplicar por 100 ao final para expressar o valor em percentual.
Ao falarmos no sucesso de uma campanha de um e-mail marketing devemos considerar a taxa de abertura e dos cliques. Como também, é essencial avaliar se os objetivos foram alcançados. Desde o cadastro de leads, clique em um blog ou compra de um produto. Assim, você consegue mensurar com precisão o retorno sobre investimento.
Portanto, vale a pena investir em uma ferramenta que mais de 90% das pessoas possuem o hábito de utilizar diariamente. Lembrando que um endereço de e-mail é necessário para várias atividades online e do cotidiano, então quase todo mundo possui.
4- Comunicação Personalizada
A Comunicação personalizada é um dos melhores benefícios que o e-mail marketing possui. Um e-mail criativo e de qualidade deve se adequar ao público a quem será enviado. Por isso, nessa ferramenta você pode incluir templates diversos, incluir elementos gráficos, imagens, links e até mesmo GIFs.
Obviamente, o contato entre a empresa e cliente trará mais resultados positivos se ele acontecer de uma forma estratégica. Uma boa característica do e-mail é que você pode fazer diversos modelos de layouts e cada um ser direcionado a um assunto específico. Assim, você consegue criar uma identidade visual e fazer que sua marca esteja sempre na cabeça dos clientes.
A potencialidade de um e-mail marketing ou uma newsletter também se fundamentará na inclusão de elementos que atraiam a atenção para o leitor. Diante disso, é muito importante que a mensagem seja leve, direta, objetiva e que seja personalizada.
Esses motivos nos mostram que o e-mail marketing ainda é, e vai continuar sendo, um meio excelente para vender mais. Portanto, não há razão para fugir dele, pois ainda funciona muito bem.
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