5 Erros ao usar Campanhas com Inteligência Artificial no Google Ads

Ao se tratar de inteligência artificial, diversas empresas podem cometer alguns erros durante a sua utilização para o marketing. 

Alguns erros são mais recorrentes do que outros. E esses são os que podem desmotivar o uso da AI na sua empresa. Como ninguém quer que isso aconteça, confira 5 Erros ao usar Campanhas com Inteligência Artificial no Google Ads

1- Pensar que a implementação da IA é fácil

Existem diversas ferramentas de IA para marketing no mercado. Algumas são relativamente fáceis de utilizar e você pode começar em poucas horas. Mas transformar a sua empresa em uma organização automatizada, é outra questão totalmente diferente. Implementar a IA em diversos processos da rotina empresarial leva tempo e dinheiro, além de ser um caminho de diversas tentativas e erros.

Diversos setores de marketing imaginam que, com a informação correta, a implementação é fácil. De fato, a informação certa e a estratégia são fundamentais. Depois é que são elas: você precisa encontrar as ferramentas certas, combinadas a dados especificamente coletados e treinar a sua equipe baseando-se nessas informações. E isso não acontece do dia para a noite.

Quando rodando, IA parece mágica. Mas fazê-la funcionar na engrenagem da sua empresa é como a implementação de um novo e complexo CRM. É preciso comprometimento a longo prazo.

2- Depositar muita expectativa

Ao iniciar um projeto, todos ficamos muito animados e ansiosos em relação aos seus futuros passos. Ao se tratar de robôs, quem nunca os imaginou realizando coisas grandiosas, como imitar o comportamento humano? Mas essas especulações podem gerar frustração e distração. Isso desvia as pessoas da utilidade e viabilidade real da IA, pelo menos por agora. Atualmente, a automação, personalização de serviços em grande escala, otimização de custos e tempo, já é possível com companhas que usam AI como por exemplo as campanhas de Máxima Performance no Google Ads.

Reflexões em torno da IA são comuns desde que entramos na Era Digital. Mas passar tempo demais pensando aonde ela pode chegar, te afastará de onde essa tecnologia está hoje e o que ela pode fazer por você.

3- Desacreditar da IA antes de experimentá-la

No outro lado da moeda, estão os profissionais que acreditam que a IA não é nada de mais. Convenhamos que há algum hype em torno da inteligência artificial em diversos artigos e páginas da internet, mas muito do que se fala é real e muito possível.

Imagine que a inteligência artificial é um assunto como qualquer outro. Essa é a verdade. Nos últimos anos, foram incontáveis os avanços no campo da IA e do machine learning. Esse desenvolvimento está batendo à porta de pequenas, médias e grandes empresas nos mais diversificados ramos. O tempo de compreendê-la é agora, assim, você estará à frente de diversas corporações.

4- Pensar que a IA pode substituir profissionais de marketing

Quando se começa a compreender o potencial da IA, torna-se ainda mais nítida a descartabilidade dessa especulação. Como a inteligência artificial poderia substituir os profissionais e agências de marketing? Com certeza, a ferramenta mudará a maneira como se pensa a área e a profissão. Entretanto, a tecnologia não vem para substituir e, sim, otimizar.

Nós não podemos vislumbrar como a IA irá se tornar poderosa daqui há alguns pares de anos, mas levará algum tempo até que as máquinas desenvolvam o pensamento criativo. Por isso, é importante que os profissionais do marketing se mantenham atentos para o valor que as ferramentas de IA estão gerando às empresas que prestam serviços. Lembre-se, máquinas devem trabalhar, pessoas devem pensar.

5- Pensar que IA é muito difícil ou muito técnico

Sem dúvidas exige algum tempo e esforço para se familiarizar com os conceitos e termos da inteligência artificial. E entender profundamente a tecnologia envolvida no desenvolvimento dessas ferramentas, pode parecer um pouco complicado. Mas você não precisa ser especialista – muito menos saber tudo – para começar a utilizar IA.

Essa ferramenta não é apenas para técnicos. Como profissional de marketing, ou conhecedor da área, você tem uma oportunidade de ouro de experimentar os reais usos da inteligência artificial e robô de marketing na sua empresa. Não se menospreze. Você pode começar assistindo a alguns vídeos no YouTube e testando algumas ferramentas.

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