O que é a experiência do usuário?

A user experience, ou experiência do usuário, é um fator essencial para sites e e-commerces. Saiba agora mesmo o que é e como aplicá-la na sua empresa!

Hoje em dia, além de se destacar na web, os sites e e-commerces precisam analisar e averiguar se estão prontos para gerar e aumentar as conversões. Os usuários não buscam apenas por preço, eles precisam de um algo a mais – de uma experiência completa. Seus clientes estão em busca de um site que ofereça uma boa navegação.

É aí que entra a user experience, UX, ou em tradução literal – experiência do usuário. Esse conceito abrange a vivência que seu cliente terá ao acessar o seu site. Por exemplo, grande parte dos acessos acontecem através dos dispositivos móveis, se seu site não é responsivo, existe uma grande chance de você estar perdendo vendas. Seu usuário não vai ficar muito tempo em uma página que não correspondeu às suas expectativas mínimas.

Além da questão mobile, a experiência do usuário abrange todos os pontos de contato que o usuário tem com algum elemento da sua marca. Oferecendo um site com bom carregamento, responsivo, com design atraente e de fácil navegação, as chances dele fechar a compra e ainda retornar são altíssimas!

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Principais pilares da experiência do usuário

Existem alguns pontos essenciais em um site com boa experiência do usuário. O primeiro deles é o atrativo visual, a primeira impressão que sua página vai passar para o seu cliente. O design deve ser agradável, coerente e, principalmente, atrativo. O objetivo é manter o seu usuário na página o máximo de tempo possível, então traga uma estética que cumpra essa função.

Contudo, o design e a interface só serão efetivos se garantirem usabilidade – ou seja, a capacidade de digitalização e intuitividade. Você pode, e deve, apresentar diversos recursos de navegação para seu cliente, mas de nada vai adiantar se o usuário não entender a sua lógica de uso. A interface precisa ser de fácil acesso e compreensão.

O desempenho técnico também pode ser um fator decisivo para seu cliente permanecer ou não na sua página. A alta velocidade de carregamento é uma maneira de proporcionar uma boa experiência ao usuário, afinal, ele não vai esperar em um site que está lento ou travando. Nesse quesito, até mesmo os buscadores valorizam um site com um bom desempenho técnico, sendo importante também para o SEO da página.

Os usuários estão cada vez mais exigentes e o seu site precisa atender a essas demandas. Você precisa oferecer uma experiência completa quando acessam sua página, oferecendo desde um site bem estruturado até ferramentas de inovação. O usuário se sente gratificado quando encontra um site que tem uma identidade própria.

No caso dos e-commerces, é preciso também prestar atenção no tamanho dos formulários para fechar a compra – quanto mais páginas, pior será a experiência. Aposte em poucos itens de fechamento, para que seu cliente não abandone o carrinho!

Qual a importância de oferecer uma boa UX?

Oferecendo uma boa experiência do usuário você garante uma boa primeira impressão. Afinal, seus clientes não irão voltar a uma página bagunçada, nada atrativa e de difícil acesso. Com um site bem estruturado você pode transformar os visitantes em clientes, melhorando sua taxa de conversão.

E claro, se você oferece uma experiência positiva em suas páginas, a tendência é ganhar divulgação espontânea. Atualmente é comum que clientes satisfeitos compartilhem sua experiência, postando nas redes sociais sobre marcas que superaram expectativas.

Como melhorar a experiência do usuário?

Para melhorar a experiência do usuário no seu site, é primordial conhecer a fundo o seu público-alvo através do desenvolvimento de uma persona. Qual o perfil do seu cliente? O que ele busca? Conhecendo bem suas características e comportamento online, é possível oferecer um site com o mínimo de objeções, facilitando a sua jornada de compras.

Dentro do seu site, aposte em conteúdos sobre o seu nicho, que possam atrair o interesse dos usuários e conquistar sua confiança. Posicionar a sua marca como expert na sua área aumenta a sua confiabilidade!

Não esqueça também de deixar o seu site atrativo e responsivo, pronto para receber usuários em diferentes dispositivos.

E por fim, monitore seus resultados. Acompanhe a receptividade do público no seu site, o tempo de permanência e a taxa de conversão. Avaliando o desempenho das suas ações você poderá organizar as otimizações do seu site de acordo com a preferência do seu usuário.

 

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