5 dicas para começar no marketing digital [Vídeo]

As estratégias online são essenciais para garantir que sua marca ganhe reconhecimento. Confira 5 dicas para começar a investir no marketing digital!

O marketing digital é um conjunto de ações e estratégias de comunicação para destacar a sua marca no ambiente online. Você pode usar a internet para divulgar produtos, criar um relacionamento mais próximo com seus clientes e atingir ainda mais pessoas. E ainda pode contar como um diferencial competitivo no mercado.

A transformação digital já é uma realidade: usamos a internet todos os dias, seja para o trabalho, estudos ou entretenimento. Isso significa que o seu cliente está online, e essa é uma maneira para sua empresa chegar até ele, mostrando seu produto ou serviço como uma solução

A internet está se tornando uma ferramenta essencial para grande parte dos negócios, de diferentes áreas. E para que a sua empresa não fique para trás, é importante compreender a sua maturidade digital e quais as ferramentas do marketing digital podem te ajudar a trazer melhores resultados.

Confira o conteúdo completo no vídeo abaixo

O primeiro passo é definir a sua persona. Monte um perfil do seu cliente ideal, quais são as características da pessoa que geralmente compra seus produtos ou serviços? E mais importante, em quais mídias sociais ela se encontra?

Com essas informações como base, você pode começar a pensar na sua primeira estratégia de marketing digital. Determine em quais as mídias sociais a sua marca precisa estar e qual a melhor forma de se comunicar com o seu público. Além disso, você também pode usar outras estratégias, como criar um blog para criar conteúdos relevantes ao seu público, relacionados à sua área de atuação. Ou então disparo de e-mails marketing para comunicar novidades e diferenciais para seus atuais clientes. Com o marketing digital você pode explorar novas formas de se comunicar com seus clientes e também atingir pessoas que possam se interessar pelo seu produto ou serviço.

Depois disso você já pode começar a traçar as suas ações. Confira as dicas que a agência Mercado Binário separou para você:

1- Planeje suas ações

Depois de definir a sua persona e primeiras ações para chegar até elas, você pode montar o seu planejamento de marketing digital. Existem muitas opções para serem aplicadas e talvez nem todas sejam efetivas para o seu negócio. 

Com muita pesquisa, tanto de público quanto de mercado, você pode definir as melhores estratégias para o seu negócio. Coloque tudo que seja aplicável a sua marca em uma bom planejamento de marketing. 

Lembre-se que esse documento é totalmente flexível, você pode alterar ações conforme a resposta do seu público na mídia digital. Algumas estratégias podem ser mais efetivas do que outras, por isso é importante também acompanhar as métricas e dados das suas ações. Uma das grandes vantagens do marketing online é que é possível acompanhar seus resultados de forma rápida e precisa, o que pode ajudar na hora de rever e aprimorar o seu planejamento.

2- Invista em um bom website

Outro ponto importante é o seu site. Essa é a primeira referência online da sua marca. Deve ser algo simples e que apresente a história da sua empresa, assim como todos os produtos, serviços e diferenciais. Pense também na possibilidade de criar um e-commerce, para fazer a venda completa pela internet. Muitas pessoas preferem comprar diretamente pelo site e essa pode ser uma nova oportunidade para o seu negócio.

Além disso, verifique também se seu site é responsivo, ou seja, que se adapte de acordo com as telas de desktop, tablet ou celular. A maioria dos acessos são via mobile, e em um site não responsivo, a taxa de rejeição é muito grande.

3- Aposte em conteúdo de qualidade

Uma das formas de destacar a sua marca na internet é através dos conteúdos que você cria. Dentro das estratégias de marketing digital, o marketing de conteúdo também pode ser uma ferramenta muito efetiva.

Com a criação de um blog dentro do seu site, por exemplo, você tem a oportunidade de mostrar toda a expertise da sua marca dentro da sua área de atuação. Sua empresa pode se tornar referência no assunto, atraindo novos clientes e gerando mais credibilidade a sua marca.

4- Crie um relacionamento com o seu cliente

As mídias sociais também são muito importantes para a estratégia de marketing digital. Mas não adianta criar um perfil ou página em todas as mídias possíveis. Conhecendo a sua persona ideal, você pode ter uma boa ideia de quais são suas redes sociais preferidas – é onde sua marca precisa estar.

Outra maneira de melhorar esse relacionamento com o seu cliente é através do e-mail marketing. Uma das formas de comunicação mais tradicionais da internet, ainda é uma ótima ferramenta de alcance. Você pode enviar Newsletters com seus últimos conteúdos do site, com promoções e manter um relacionamento com clientes que já realizaram uma compra. 

Assim fica mais fácil criar um vínculo real com seus atuais e potenciais clientes. Aposte em uma comunicação direta e humanizada, e lembre de responder todas as dúvidas que aparecerem pelas mídias da sua empresa. Isso demonstra o quanto você se importa com seu cliente.

5- Analise seus resultados

A melhor parte do marketing digital é a possibilidade de fazer análises em tempo real de todas as suas estratégias. É importante conferir quais publicações tiveram mais comentários e curtidas,  no caso das redes sociais, quais dos e-mails enviados foram realmente abertos, os conteúdos de blog apresentaram mais envolvimento. Dessa forma é possível identificar quais ações foram mais efetivas para o seu público-alvo. Fique de olho nas métricas!

São muitas opções para criar um planejamento de marketing digital para a sua empresa. Mas a dica essencial antes de começar é definir qual a maturidade digital da sua empresa. Com a metodologia da agência de marketing digital Mercado Binário você pode descobrir qual a sua fase e os melhores serviços para começar a investir nesse ramo do marketing.

 

Descubra o nível de maturidade digital da sua empresa, para desenvolver a melhor estratégia digital e atrair o seu público-alvo. Conte com nossa equipe da Mercado Binário! Somos uma agência de marketing digital com foco em resultados, que elabora estratégias com base na maturidade digital da sua empresa.

Quer potencializar suas vendas? Vem para a Mercado Binário! Ligue para gente: (41) 3907-5331 ou pelo WhatsApp (41) 988845-8172

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