Gatilhos mentais: como usar na minha estratégia de marketing digital?

Gatilhos mentais fazem parte da psicologia e podem influenciar a tomada de decisão de um cliente. Saiba como usar essa ação em sua estratégia de marketing!

Existem duas partes do cérebro que influenciam a tomada de decisões. A parte racional, procura trazer argumentos para que a compra não aconteça naquele momento. Em sua oposição, o lado emocional que quer finalizar a compra agora.

O marketing digital usa de estratégias para falar com o lado emocional e racional ao mesmo tempo, principalmente através do copywriting e dos gatilhos mentais. Com essa estratégia é possível alcançar os grandes objetivos do marketing: geração de leads, fidelização de clientes e oferecer a melhor solução para o público correto.

Gatilhos mentais fazem parte de estudos de psicologia, e envolvem criar estímulos e motivações para conduzir o usuário a uma ação final – em marketing seria a compra do produto anunciado. Esses gatilhos podem produzir manifestações positivas, como alegria, entusiasmo e motivação, ou manifestações de emoções negativas como, desânimo, pânico e ansiedade.

Estímulos externos podem gerar essas reações, o que é algo totalmente natural do ser humano. E por essa razão, os gatilhos mentais podem ser estruturados de forma a resultar em sentimentos e desejos certos, podendo atingir uma memória de infância, ou trazer uma sensação ao usuário – através de imagens, referências ou diretamente no texto.

Por isso os gatilhos mentais são essenciais em marketing. Quando bem estruturados poderão estimular o desejo de compra do produto. Conheça alguns dos princípios de gatilhos mentais que podem ser usados em estratégias de marketing digital:

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Escassez e Urgência

Este princípio é um dos mais importantes para utilizar em uma estratégia de marketing digital. Com o senso de escassez e urgência, é possível ativar o sentimento de que se não realizar a compra naquele instante, o usuário estará perdendo uma grande oportunidade.

Você pode ativar esse gatilho mental sugerindo que o produto está com estoque baixo, que a promoção vai durar apenas por um tempo limitado ou mesmo afirmando que a procura por aquele produto ou serviço é alta. Pode ser resumido em expressões como ‘só até amanhã’ ‘não perca’ ‘uma oportunidade única’.

Esse princípio está diretamente ligado ao instinto de sobrevivência do ser humano, de garantir itens antes que acabem.

Reciprocidade

Esta estratégia condiz com o efeito de ação e reação. Ou seja, quando recebemos algo e sentimos uma necessidade de retribuir o favor. Em marketing podemos oferecer um benefício de valor ao cliente antes de esperar uma compra.

Como em ações de Inbound Marketing, por exemplo. Um blog conta como uma informação de valor gratuita para o público e mais tarde, seguindo as etapas de jornada de compras, este cliente pode adquirir um produto. Ou então com os materiais ricos, que são um conteúdo mais aprofundado grátis – em troca do contato do lead. A troca de mensagens e o estreitamento do relacionamento através dos fluxos de e-mails podem resultar em uma compra.

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Exclusividade

Com esse gatilho vamos despertar um lado mais egoísta. Um acesso a uma informação, um serviço ou produto exclusivo pode fazer com que o usuário se sinta superior aos demais.

Pode ser usado no marketing para produtos de luxo, que apresentam um valor mais alto do que a média de mercado, se tornando exclusivos para classes sociais mais altas. Mas também pode funcionar na forma tradicional, acionando a sensação de privilégio ou acesso único a algo.

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Curiosidade

Este é um dos gatilhos mentais mais motivadores dos usuários. A curiosidade motiva as pessoas de forma natural, sendo até mesmo o argumento inicial de grandes descobertas da humanidade.

A curiosidade ativa uma busca por conhecimento, é uma ponte entre o que sabemos agora e o que ainda queremos saber. O marketing pode usar essa tendência natural como um grande incentivo de ação.

Esse recurso pode ser usado em títulos de textos de blog ou em e-mail marketing, incitando o usuário a continuar a abrir o link e concluir a leitura. Como ‘descubra agora’ ‘você não vai acreditar’.

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Autoridade

O princípio da autoridade prevê trabalhar a confiança da pessoa, demonstra que sua empresa é especialista no assunto – por exemplo. Passando a imagem de autoridade no mercado, o usuário vai compreender que a sua empresa é a melhor do segmento e vai finalizar a compra com mais segurança.

O marketing de conteúdo pode ser essencial para passar a imagem de autoridade. Em suas redes sociais e no blog da sua empresa é importante trazer dicas e assuntos do mercado, assumindo a sua posição de liderança e expertise na área.

 

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