O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital muito efetiva para as empresas. É uma forma de entregar as mensagens certas para o público certo!
Os e-mails surgiram como uma forma de troca de mensagens entre usuários de computadores, ainda em 1965. E por muito tempo, o e-mail foi uma das principais formas de comunicação direta, através da internet. Com o avanço da tecnologia e das mídias sociais, muita gente pode pensar que os e-mails perderam sua importância. Mas não é bem assim.
Um levantamento da empresa Radicati apontou que até 2024 o número de usuários de e-mail vai passar de 4 bilhões ao redor do mundo. E quantidade de mensagens trocadas por ultrapassar 360 bilhões. Isso significa que o e-mail ainda é uma forma de comunicação efetiva e usada pela grande maioria dos navegantes da internet. Então, por que a sua empresa não usa essa estratégia a seu favor?
Foi nos anos 1990 que o conceito de e-mail marketing surgiu. Porém, naquela época, não havia muito conhecimento do que se poderia ou não oferecer em um e-mail para consumidores, e com isso surgiram as mensagens spam. Para proteger os usuários, surgiram algumas regras e boas práticas para empresas que gostariam de oferecer, de uma forma menos invasiva, seus produtos via e-mail.
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E-mail marketing
Um dos objetivos das campanhas de e-mail marketing é levar o lead pela jornada de compras, através do funil de vendas, trazendo conteúdos relevantes e relacionados à sua empresa, que podem terminar em uma compra, transformando o lead em cliente. Além desta ação, existe também a possibilidade de criar fluxos de nutrição e newsletters, que são estratégias direcionadas para atuais clientes da empresa – que também contam com dores e necessidades.
E-mail marketing tornou-se então, uma forma de comunicação em massa, com foco em relacionamento com clientes e leads. Vai muito além de apenas a divulgação de ofertas ou propaganda, ele ajuda a estabelecer uma relação de confiança, demonstrando o cuidado que sua marca tem com cada cliente.
Apostando no e-mail marketing, você pode aumentar o tráfego do seu site, melhorar os números de vendas da empresa, alcançar diferentes públicos e desenvolver um relacionamento mais próximo com seus atuais clientes. Mas para que tudo isso tenha efeito, é essencial colher uma boa base de leads, com as ferramentas certas de automação de marketing, que permitem segmentações avançadas e análise de cada e-mail disparado. Para definir sua base, é importante também conferir os contatos de clientes e formas para colher dados de prospectos. A melhor forma para recolher essas informações é através de materiais ricos e landing pages – onde você oferece um conteúdo de qualidade e diretamente relacionado à sua área de atuação, e em troca o lead preenche um formulário com informações pessoais e adentra sua base.
Vantagens do e-mail marketing
Uma das principais vantagens de se usar o e-mail marketing é o seu alto alcance. Grande parte dos usuários olha o e-mail pelo menos uma vez ao dia. O e-mail é a base para todas as outras ações dentro da internet. Todos os logins em outros sites pedem por um endereço de e-mail, é uma parte essencial das atividades diárias de um usuário da internet.
Na questão do marketing, o custo com automações de e-mail é relativamente mais baixo quando comparados aos anúncios digitais feitos nas redes sociais, por exemplo. O investimento inicial está relacionado a compra de um domínio e também uma ferramenta de automação. Mas este é um canal que melhor apresenta retorno financeiro. Com a estratégia certa é possível gerar muita receita para sua marca.
Um e-mail pode trazer muitas informações, ele é uma tela em branco, que pode conter textos, imagens, vídeos e até GIFs. Existem diversas possibilidades para criar um e-mail e você pode desenvolver um que tenha a cara da sua empresa, usando templates ou mesmo começando um código html do zero.
Campanhas
As campanhas de e-mail marketing são essenciais para manter sua base de leads engajada, lembrando de forma constante sobre sua marca e trazendo novidades e promoções. Além disso, você também pode promover seus conteúdos, com e-mails específicos com as últimas novidades do blog, aumentando os acessos e visibilidade.
Você também pode investir na nutrição dos seus leads, educando seus contatos sobre a sua empresa e estreitando seu relacionamento. Você pode enviar mensagens personalizadas para esta base, transformando contatos em leads e por fim em clientes.
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