O ano de 2020 já está aí, e com ele começam a vigorar algumas das tendências de marketing digital que apontamos, como inteligência artificial e machine learning. Um fato interessante, é que ele será o início de um novo ciclo para anunciantes, visto que novos algoritmos têm sido desenvolvidos especialmente para esse ramo, otimizando as formas de criar e consumir publicidade.
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O foco do profissional de marketing será de entender os públicos-alvos
Com a ascensão dos robôs de marketing e da automação de campanhas, o profissional deixará de realizar as partes técnicas das campanhas, pois o robô se encarregará, otimizando e testando todas as formas de anúncios, já que com o machine learning o algoritmo vai se aperfeiçoando ao decorrer do tempo.
Mas e como fica o destino dos profissionais? Como os robôs de marketing atuam apenas com as partes “braçais”, o especialista ficará responsável por todo o contexto que envolve a criação de uma campanha, como estudo de público, segmentação, valores e a parte principal, a criatividade!
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Os algoritmos da pesquisa por voz impactarão seu SEO
Quem nunca disse, “OK Google”, para fazer uma pesquisa? Pois bem, saiba que essa é uma das principais tendências, não só para 2020, mas para todo o marketing digital. De acordo com o Search Engine Land, empresa de marketing americana, “60% dos usuários de smartphones que usaram pesquisa por voz começaram no ano passado (2016)”, ilustrando o constante crescimento do método ao longo dos anos.
Aliás, essa metodologia de pesquisa tem impactado a maneira de fazer SEO, visto que a forma de se comunicar por esse recurso é muito mais direta, “43% dos usuários de pesquisa de voz em mobile fazem isso porque dizem que é mais rápido do que entrar em um site ou usar um aplicativo”, afirma o Statista, instituição de inteligência de negócios.
A linguagem incorpora um aspecto mais natural, baseado em nossa conversação, se apropriando de termos à exemplo de “como”, “quem”, “onde”, “quando”. Além disso, ela incorpora um fator importantíssimo para anunciantes, já que é baseada pela localização do usuário, exibindo negócios próximos. Exigindo do anunciante um direcionamento maior para o público local.
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Os anúncios por vídeo se expandirão cada vez mais
Segundo dados da Video Brewery, 80% das pessoas que assistem vídeos se lembram de terem visto um anúncio nos últimos 30 dias, fator extremamente benéfico para anunciantes. Ainda de acordo com a empresa, 46% tomou alguma ação a partir dele, visitando o site da empresa, obtendo informações sobre o produto ou mesmo adquirindo-o.
Ou seja, a metodologia tem sido altamente efetiva. Uma oportunidade e tanto para empresas que querem investir nesse ramo. Por meio dela, o anunciante consegue atingir um público maior, enquanto que o data driven marketing, com os algoritmos propiciam que sua campanha seja direcionada para aqueles que demonstram interesse por temas relacionados ao seu produto.
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Os anúncios de texto continuam sendo efetivos
Os anúncios textuais ainda continuam sendo a forma mais efetiva, registrando um grande percentual de conversões, porque ainda sãos acessíveis para todos os tipos de público, uma vez que as formas tradicionais de buscas, por meio de grandes empresas como Google e Bing registram os maiores índices.
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A inteligência artificial e o machine learning cuidarão dos seus anúncios
Como já citado, os robôs de marketing têm sidos protagonistas nessa nova jornada de automação de campanhas. Os algoritmos, via machine learning, conseguem realizar diversos testes com variações de anúncios, deixando vigorar aquele que apresentou o melhor desempenho. Assim, sua campanha torna-se muito mais certeira, apresentando grandes resultados.
A Mercado Binário dispõe de uma ferramenta de inteligência artificial, denominada de robô de Ads, que atua com a otimização de campanhas, diminuindo seu CPC (custo por clique), trabalhando suas posições e automatizando seus lances, visando regular seu orçamento no Google Ads.
Ela também trabalha no Facebook for Business, que incorpora Facebook e Instagram, realizando diversas variações de anúncios, no qual o profissional de marketing cria diferentes campanhas, enquanto que o robô gera combinações a cada 30 min, excluindo as não efetivas, e deixando aquelas que apresentam mais resultados. Saiba mais, clicando no banner ao lado.
Reflexões finais
Assim sendo, as tendências de marketing digital para 2020 se baseiam na inteligência artificial, no machine learning e nas formas mais efetivas de anunciar, além de mudar o foco do trabalho do profissional de marketing digital, centralizando a segmentação do público-alvo e a linguagem. O resto deixa que o robô de marketing cuida para você.
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