Certamente, você já deve ter ouvido falar dos mistérios da inteligência artificial. Para alguns, a noção da IA vem de filmes de ação nos quais o robô quer acabar com a humanidade, ou de séries que mostram um futuro tecnológico distópico (como em Black Mirror). Para outros, essa indústria é, de fato, interessante para os negócios e para o mercado do marketing digital.
Como já falamos em textos anteriores, a inteligência artificial no marketing tem um poder gigantesco de trazer resultados. Com os recursos e ferramentas, o trabalho das agências e dos clientes passa a ser mais prático, ágil e eficiente.
De acordo com a previsão da empresa de consultoria Gartner Inc, em 2020 cerca de 85% das interações dos consumidores com as marcas serão feitas usando IA. Além disso, no ano de 2019, 20% da geração de conteúdos para negócios virá de máquinas dotadas de inteligência artificial. Por isso, esse mercado se mostra em constante crescimento, pois os investimentos em IA no mundo corporativo cresceram 300% só no ano de 2017 ?
Leia também: Inteligência Artificial: saiba como usá-la no mundo dos negócios.
Mas o que é inteligência artificial?
Também conhecida como IA, a inteligência artificial é um ramo da ciência da computação. Ela propõe a criação de dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de raciocinar, tomar decisões e solucionar problemas.
Sua base tem relação direta com dados, ou seja, atua com o esplêndido big data. Assim, a IA coleta dados, analisa as informações e define a melhor solução com puro raciocínio lógico em uma visão computacional.
Leia o texto completo: O que é a inteligência artificial?
Se você acha que ainda não vive em um mundo rodeado de IA, vamos imaginar as seguintes situações:
?? Você acaba de curtir um produto em seu smarthphone e minutos depois aparecem anúncios no Facebook do mesmo produto ou parecidos? This is inteligência artificial.
? Ao abrir o Waze para saber o destino de um restaurante novo que deseja conhecer, o app sugere novas rotas devido ao trânsito ou acidente em uma rua? Isso é pura e mágica inteligência artificial.
? Ao criar uma playlist no Spotify e o App sugeres outras músicas e playlists relacionadas ao seu gosto musical? Sim, isso é inteligência artificial!
? Você já brincou com a Siri do Iphone ou digitou alguma busca no Google e encontrou resultados relevantes? Então, também é inteligência artificial.
Pois é, o mundo já oferece tecnologias incríveis que foram desenvolvidas a partir da inteligência artificial. Com isso, podemos destacar essa tendência e usar a inteligência no marketing digital. Veja como:
1- Propor estratégias a partir da coleta de dados
Uma das maiores vantagens da inteligência artificial no marketing digital é a coleta de dados. Isso ocorre por meio do big data, um recurso amplo que nos auxilia a encontrar as informações necessárias de um consumidor. Parece bizarro, mas já acontece e é ideal para sua empresa conquistar melhores resultados e acertar nas campanhas.
Por isso, a IA vai coletar dados dos consumidores para propor as estratégias que mais impactam os leads de acordo com o seu perfil. Ou seja, chega de impulsionar posts sem ganhar mais engajamento nas redes sociais ?
2- Economia de tempo com os chatbots
Você já ouviu falar dos chatbots? Esse sistema utiliza da IA para responder as perguntas dos consumidores nos chats e posts nas redes. Eles são criados a partir de softwares de comunicação automatizada com diferentes níveis de desenvolvimento. Os chatbots mais avançados já conseguem aprender com cada conversa, buscando sempre o melhor atendimento. Assim, você economiza tempo e agiliza o contato com o cliente.
3- Análise de resultados e previsão de solução para problemas
Com a inteligência artificial aliada a ferramentas de análise de resultados, você tem mais visão de mercado. A IA permite que você identifique problemas e acertos. Assim, o empreendedor pode corrigir erros e alcançar melhores resultados.
Por exemplo, você já está no segundo ano de vida do seu e-commerce ainda não aumentou suas vendas. Com a inteligência artificial, você não precisa imaginar o que está fazendo de errado e escolher uma solução precipitada. Ela vai mostrar qual é o ponto que precisa ser otimizado em busca de melhores resultados. Incrível, né?
4- Otimiza ações de SEO
Um dos recursos inovadores da IA é otimizar as ações de SEO. Com as ferramentas necessárias, você pode pesquisar as melhores palavras-chave para o seu inbound marketing ou algum anúncio de Facebook ads.
Leia mais: Indound Marketing + SEO = Combo de sucesso.
A inteligência artificial nessa área tem como objetivo criar experiências mais completas e precisas para os usários. Por isso, ao buscar no Google “aromaterapia Curitiba”, você vai encontrar as melhores empresas e conteúdos sobre o assunto. Nesse caso, observe que o site da A Flor de Louro está na primeira página. Isso significa (atenção para o merchan) que um dos clientes da Mercado Binário já conquistou seu sonho de estar em uma ótima posição no Google.
A Mercado Binário é uma agência de marketing digital em Curitiba que utiliza ferramentas de inteligência artificial para garantir resultados para os seus clientes.
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